Para economizar energia elétrica, é importante atenção a alguns aparelhos com consumo elevado. Além disso, trocar modelos de lâmpada pode auxiliar na redução do preço da conta.
É preciso atenção, no entanto, pois nem todos os eletrodomésticos devem ser desligados com frequência, a exemplo da geladeira. Por isso, separamos alguns que, se desligados na parte da noite, podem economizar energia.
É importante salientar que a conta de energia elétrica não possui taxas extras desde o final da bandeira de escassez hídrica, que durou desde setembro de 2021 até meados de abril deste ano. Conforme a Aneel, a bandeira verde foi definida em razão das condições favoráveis de geração de energia.
A classificação é realizada de acordo com a produção de energia elétrica, que podem aumentar com a falta de chuva, por exemplo. Para o mês de outubro, a Aneel manteve a bandeira verde, que estava prevista desde abril de 2022.
Aparelhos para desligar à noite
Mesmo quando forem desligados, alguns equipamentos costumam gastar bastante energia. Assim, o ideal é deixá-los sempre desplugados. Confira, a seguir, 9 itens que, se forem desligados durante a noite, vão diminuir a conta de luz:
- Computador;
- Televisão;
- Micro-ondas;
- Aparelhos de som;
- Lâmpadas;
- Carregador de celular;
- Fogão;
- Rádio;
- Secador de cabelo.
Desligar o eletrodoméstico sem tirá-lo da tomada não é o suficiente para economizar energia de maneira eficiente. Isso porque grande parte dos eletrodomésticos foram programados para funcionar em stand by. Isso significa que eles não estarão desligados de verdade, a não ser quando você tirá-lo da tomada.
Maior parte desses itens estará desempenhando uma série de funções mesmo quando você não o utilizar, principalmente aqueles aparelhos com conexão de internet.
Conta de luz mais cara em outubro?
Para outubro de 2022, a Agência definiu que a conta de luz continuará cobrando apenas o nível de energia utilizada ao longo do mês. Dessa forma, não há cobrança de tarifa extra, onde será mantida bandeira verde mais uma vez.
Isso quer dizer que a situação dos reservatórios hídricos está boa, conforme dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O cenário está melhor que o mesmo período do ano de 2021, quando a capacidade chegou a apenas 16,75%.
Assim, o governo federal estabeleceu a bandeira de escassez hídrica para conseguir gerar energia em todo o país e evitar que apagões aconteçam.
Dicas para economizar energia
Uma dica inicial para economizar energia elétrica em casa é não deixar as lâmpadas acesas durante o dia. As lâmpadas de LED podem ser mais caras no mercado, mas oferecem maior durabilidade e desempenho, garantindo uma boa luminosidade para a sua residência.
Outra dica é optar por aparelhos mais modernos, pois os mais antigos tendem a consumir mais energia, com menor desempenho. Assim, modelos mais recentes oferecem um aproveitamento maior.
Os aparelhos eletrodomésticos que utilizam energia para gerar calor, como os chuveiros elétricos, tendem a consumir mais eletricidade do que outros dispositivos.
Em razão disso, banhos longos são inimigos da economia, pois demandam mais potência a longo prazo. Dessa maneira, adote em casa um período reduzido para o banho, para todos os moradores, e aproveite para economizar água da casa.