Quantas vezes seu cachorro precisa tomar banho durante o verão?

Dar banho ao seu cão no verão não só é recomendado, como também pode prevenir doenças. No entanto é preciso estar atento há alguns cuidados; leia e entenda a seguir.

Da mesma forma que cuidamos da saúde e nutrição do nosso cão, é muito importante manter uma higiene adequada independente da estação. Contudo, durante os meses de verão, muitos tutores de animais se perguntam com que frequência devem dar banho em seus cães.

continua depois da publicidade

Embora não haja uma resposta única para essa pergunta, existem vários fatores que podem influenciar a frequência com que você deve banhar o seu pet. Continue lendo e entenda a seguir.

Considere a raça e a pelagem do cachorro

Primeiro, é importante considerar a raça e o tipo de pelagem do seu cão. Cachorros com pelagem mais espessa podem exigir banhos mais frequentes para mantê-los frescos e confortáveis ​​em clima quente, enquanto cães com pelagem mais fina podem ter um intervalo maior entre as duchas.

Leia também

Além disso, algumas raças podem ser mais propensas a alergias de pele ou outras condições que podem ser agravadas pelo banho excessivo. Para esses animais, pode ser melhor limitar os banhos a uma vez a cada poucas semanas ou conforme necessário, em vez de uma programação regular.

continua depois da publicidade

Considere o nível de exposição à sujeira

Outro fator a se levar em conta é o nível de atividade do seu cão e a exposição a sujeira e detritos. Se o seu cachorro passa muito tempo ao ar livre ou gosta de nadar, pode ser necessário tomar banho com mais frequência para remover sujeira, areia e outros detritos de sua pelagem.

Também é importante estar atento aos produtos que você usa ao dar banho em seu cão durante o verão. Xampus e condicionadores agressivos podem retirar os óleos naturais da pelagem do seu bichinho de estimação, deixando-o seco e suscetível a queimaduras solares e outros problemas.

continua depois da publicidade

Nesse sentido, optar por produtos suaves e hidratantes pode ajudar a manter o pelo e a pele do seu cão saudáveis ​​durante os meses mais quentes.

Com que frequência você deve banhar o cachorro?

Em última análise, a resposta dependerá das necessidades e circunstâncias individuais do seu pet. No entanto, como orientação geral, recomenda-se o banho no intervalo de 7 a 10 dias para cães pequenos e 15 a 20 dias para cães maiores.

Se você não tem certeza sobre a frequência com que deve dar banho em seu cachorro durante o verão, é sempre uma boa ideia consultar um veterinário.

continua depois da publicidade

Ele pode ajudá-lo a avaliar as necessidades individuais de seu cão e recomendar um cronograma de banho que o manterá limpo e confortável, sobretudo, nos dias mais quentes do ano.

Além do banho, há outras medidas que você pode tomar para ajudar a manter seu cãozinho fresco e saudável durante o verão, como:

  • Fornecer muita sombra e água fresca;
  • Evitar levá-lo para passear ou fazer exercícios durante as horas mais quentes do dia;
  • Escovar o pelo do seu cão regularmente para ajudar a remover o pelo solto e evitar emaranhados;
  • Aparar o pelo do seu cachorro para mantê-lo fresco, especialmente nas áreas onde o pelo é mais grosso, como ao redor das orelhas e na barriga.

Pode molhar o cão para refrescá-lo no calor?

Costuma-se pensar que molhar o pelo do tronco e da cabeça do cachorro é uma boa forma de refrescá-lo. Na verdade, não é tanto quanto pode parecer à primeira vista.

Ao molhar o pelo do cachorro quando a temperatura ambiente é muito elevada, produz-se uma espécie de vapor quente que, longe de refrescar o cão, pode até torná-lo mais quente.

Por estar coberto por uma espessa camada de pelo, a água não passa por ela e entra em contato com a pele. Portanto, a sensação de resfriamento é mínima ou inexistente.

O melhor conselho é molhar áreas específicas como a barriga, as almofadas das patas e umedecer o interior das orelhas (tomando cuidado para não deixar entrar água dentro).

Por fim, também é importante estar ciente dos sinais de exaustão pelo calor em cães, que podem incluir respiração ofegante, baba, vômito e letargia. Se você suspeitar que seu pet está sofrendo de exaustão pelo calor, é importante tomar medidas imediatas para resfriá-lo, como movê-lo para uma área sombreada e fornecer água fria.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade