Não há nada melhor do que uma boa noite de descanso reparador. Sentimos os efeitos positivos logo no dia seguinte. Mas você sabia que a necessidade de horas de sono varia de pessoa para pessoa, ainda mais quando estamos levando em conta a faixa etária?
A National Sleep Foundation trouxe a recomendação sobre a quantidade apropriada de tempo que precisamos dormir, que varia de idade para idade. Você confere todos os detalhes a respeito do assunto em nossa matéria.
Vale frisar que o descanso é extremamente valioso para que você consiga repor as energias e ter mais aproveitamento durante a preparação para concursos. O aprendizado exige muito do corpo e, para isso, devemos mantê-lo funcionando corretamente.
O sono é um grande aliado dos concurseiros, já que as horas de estudo podem ficar comprometidas caso você não durma bem. A privação do sono, inclusive, traz inúmeros impactos negativos, como indisposição, sonolência diurna excessiva, fadiga e inquietação.
Quantas horas de sono nós precisamos por dia?
Uma cartilha com orientações sobre o assunto foi elaborada pela Associação Brasileira do Sono, Associação Brasileira de Medicina do Sono e Associação Brasileira de Odontologia do Sono. De acordo com o material, os adultos precisam de, em média, 8 horas diárias do sono.
Mas é necessário respeitar as necessidades de limites de cada pessoa. Alguns indivíduos se sentem confortáveis com 6 horas de descanso, por exemplo, enquanto outros só conseguem lidar com o dia a dia com 10 horas de sono reparador.
De qualquer maneira, vale salientar que a duração varia conforme a idade. A cartilha traz as recomendações da National Sleep Foundation:
- Recém-nascidos de até três meses: entre 14 e 17 horas de sono;
- Crianças entre quatro e 11 meses de vida: média varia entre 12 e 15 horas de sono;
- Crianças de um a dois anos: entre 11 e 14 horas de sono;
- Crianças de três a cinco anos: entre 10 e 13 horas de sono;
- Crianças entre seis e 13 anos: média varia entre 9 e 11 horas de sono;
- Jovens entre 14 e 17 anos: entre 8 e 10 horas de sono;
- Jovens adultos entre 18 e 25 anos: entre 7 e 9 horas de sono;
- Adultos entre 26 e 64 anos: entre 7 e 9 horas de sono;
- Idosos com idade igual ou superior a 65 anos: entre 7 e 8 horas de sono.
A cartilha também ressalta a importância de respeitar as preferências individuais com os horários de dormir e acordar, mantendo sempre uma rotina regular para que o cérebro se acostume com o ritual do sono no dia a dia.