Qual profissão seguir depois dos 40? Essa é uma dúvida que ainda assombra milhares de profissionais que estão nessa faixa etária. Antes de se cogitar a possibilidade de uma transição de carreira, é preciso levar em consideração o seu perfil comportamental, a sua afinidade com a área escolhida e, sobretudo, ter ciência dos desafios que poderão surgir no dia a dia. O mercado de trabalho oferece diversas oportunidades para quem já passou das quatro décadas de vida e já acumula uma certa experiência.
Por isso, elaboramos essa matéria que selecionou sete opções de carreira para profissionais que já passaram dos 40 anos e que têm uma alta demanda de mão de obra qualificada. Afinal de contas, as nossas necessidades mudam com o passar dos anos e determinados ajustes na vida profissional podem ser necessários, não é verdade? Confira.
Qual profissão seguir depois dos 40?
1) Produtor de Eventos
Como o próprio nome sugere, esse profissional é o responsável por planejar, organizar e fazer a gestão completa de eventos em geral, como shows, festas, rodeios e festivais. Se você é uma pessoa organizada, sabe lidar com prazos apertados, tem boa comunicação e capacidade de liderança, esse cargo é perfeito.
Além disso, um Produtor de Eventos também precisa ter um extenso networking, saber trabalhar em equipe, delegar tarefas e transmitir credibilidade. Afinal de contas, os clientes precisam se sentir confiantes na hora de entregar momentos únicos nas mãos de um profissional que possui todas essas qualidades.
2) Consultor Financeiro
Se a sua dúvida é sobre qual profissão seguir depois dos 40, a de Consultor Financeiro pode ser ideal. Se você já tem experiência e bastante conhecimento da área de Finanças, que tal começar a prestar consultoria para empresas que precisam de uma orientação específica sobre esse ramo? Basta ter uma comunicação assertiva e clara.
Você vai fornecer valiosos conselhos aos mais variados tipos de negócios sobre as suas questões financeiras. O mais interessante é que é possível prestar consultoria para várias empresas ao mesmo tempo e faturar alto, desde que o seu trabalho agregue valor nas finanças de uma organização.
3) Qual profissão seguir depois dos 40: Gerente de Projetos
Esse profissional supervisiona e faz a gestão eficiente de projetos em geral. Por se tratar de uma área bastante ampla, o Gerente de Projetos pode liderar um projeto de criação de um novo software para celular, da obra de um arranha-céu e até de um grande evento esportivo, por exemplo.
Se você tem uma postura ética exemplar, capacidade de liderança, organização, responsabilidade com prazos e sabe trabalhar em equipe, essa função pode ser ideal, dependendo do seu nível de experiência e habilidades técnicas.
4) Mentor de Negócios
Qual profissão seguir depois dos 40? Se essa ainda é sua dúvida, é possível se tornar um Mentor de Negócios. Esse profissional é o responsável por facilitar o desenvolvimento das habilidades (técnicas e comportamentais) dos colaboradores de uma empresa, para que a mesma alcance os seus objetivos no mercado.
Se você possui uma ampla experiência nessa área, comunicação clara, didática eficiente e demais competências necessárias ao cargo, pode se arriscar oferecendo mentoria para empresas de vários segmentos de mercado. O sucesso te espera.
5) Gerente de Treinamento
Esse profissional atua na elaboração e montagem de material didático de apoio que visa a capacitação de novos talentos ou equipes de um determinado setor de uma empresa. Sendo assim, o Gerente de Treinamento precisa organizar o espaço e os recursos necessários para que os treinamentos e apresentações sejam realizados.
Se você já tem experiência nessa área e o perfil comportamental para exercer essa profissão com maestria, além de uma didática clara, o mercado de trabalho oferece muitas oportunidades de atuação em grandes organizações de diversos segmentos. É só escolher.
6) Qual profissão seguir depois dos 40: Especialista em Segurança Cibernética
Se você gosta da área da Tecnologia, esse cargo pode ser ideal. O Especialista em Segurança Cibernética é o profissional responsável por garantir que todas as informações confidenciais de uma empresa estejam seguras em um ambiente digital e livre das invasões virtuais.
A demanda por esse profissional costuma ser bem alta em todo o Brasil. Por isso, se você já tem experiência nesse ramo ou quer se especializar nele, trabalho não vai faltar. Afinal de contas, qualquer negócio preza pela segurança dos seus dados online, certo?
7) Escritor
Ainda não sabe qual profissão seguir depois dos 40? Relaxa. Se você tem um bom domínio do nosso idioma, paixão pela escrita, perfil criativo e muita familiaridade com a tecnologia, pode se tornar um Escritor de sucesso e faturar alto todos os meses.
É possível produzir conteúdo em texto para a internet ou até mesmo escrever livros didáticos, desde que você tenha domínio de alguma área do conhecimento. O melhor de tudo é que esse trabalho pode ser desenvolvido no conforto de casa e na hora que desejar. Quem não abre mão de ter flexibilidade de horários, esse cargo é perfeito.