Você alguma vez já se questionou sobre qual é a maior e menor temperatura que o corpo suporta, concurseiro? O organismo humano é extremamente sensível a grandes variações no termômetro. Tanto o frio, quanto o calor extremo podem nos levar à morte em pouco tempo.
Por isso, elaboramos essa matéria que vai te mostrar a maior e menor temperatura que o corpo suporta. O concurseiro que sempre teve essa curiosidade para turbinar os seus conhecimentos para encarar as provas do certame, deve continuar a leitura.
Maior e menor temperatura que o corpo suporta
Maior temperatura que podemos suportar (42 °C)
De acordo com a ciência, quando a temperatura de uma pessoa saudável atinge os 42 °C, apenas 5 °C acima do normal, que é de 37 °C, as proteínas presentes no organismo começam literalmente a cozinhar e ele começa a entrar em colapso, que pode ser irreversível, na maioria das vezes.
Aos 42 °C, todos os órgãos (que começam a entrar em falência rapidamente) e o metabolismo do ser humano são severamente afetados. Não existem mais garantias de sobrevivência, o que faz a pessoa entrar em coma profundo, se nada for feito. Conhecer a maior e menor temperatura que o corpo suporta é essencial.
Menor temperatura que podemos suportar (20 °C)
A hipotermia também pode ser bastante prejudicial para o organismo humano. Quando o corpo atinge a temperatura de 20 °C, o metabolismo diminui cada vez mais, o que faz o coração parar de bater de vez, bem como a atividade cerebral, que cessa totalmente.
Qualquer corpo humano que chegar aos 20 °C, independentemente dos motivos, raramente tem chances de voltar à vida. Se a pessoa estiver envolvida em uma situação que faça a sua temperatura baixar para esse nível, a morte é praticamente certeira. Se fizermos as contas, são 17 °C a menos do que o normal, certo? Não dá. É muita coisa para o nosso organismo.
Agora que você está por dentro da maior e menor temperatura que o corpo suporta, provavelmente deve ter notado que somos mais suscetíveis ao calor do que ao frio extremo, não é verdade?