Prova de Português: como estudar gramática para concursos? Veja 3 dicas

A prova de Português nos concursos públicos pode criar insegurança nos candidatos, principalmente pelo número de regras da Gramática e conteúdos que existem dentro dessa disciplina. Porém, existem algumas dicas para te ajudar a estudar e se preparar.

A prova de Português é uma das principais etapas das provas objetivas dos concurso públicos, pois avalia o conhecimento do candidato sobre a norma culta do idioma, as regras gramaticais e aspectos relacionados a fatores como coerência, coesão, interpretação de texto e muito mais. Desse modo, existem 3 dicas para estudar Gramática para concursos e garantir bons resultados.

continua depois da publicidade

Mais do que realizar boas leituras e criar o hábito do estudo, é necessário aplicar algumas técnicas para facilitar a compreensão do conteúdo. Assim, além de um aprendizado dinâmico e otimizado, você consegue construir as suas ferramentas para o dia do exame. Saiba mais informações a seguir e confira algumas dicas para se preparar para a prova de Português.

3 dicas para estudar Gramática e se preparar para a prova de Português em concursos

1) Conheça a banca organizadora do concurso público

Leia também

Ao invés de focar em devorar os livros e apostilas de Gramática, é fundamental que os candidatos conheçam a banca organizadora responsável pela realização do concurso público. Como serão os autores dos exames, cada instituição possui um método específico para a construção das perguntas.

Por meio dessas informações, e da consulta de exames anteriores, você consegue entender quais são os mecanismos avaliativos e estratégias aplicadas em cada questão. Em alguns casos, existem truques escondidos que cobram uma interpretação mais detalhada do candidato e outras perguntas que são mais literais.

continua depois da publicidade

Pesquise sobre a organização na internet, leia o edital e procure mais dados em outros portais, pois assim você consegue se preparar com antecedência. Com esse conhecimento em mãos, é possível direcionar os estudos com mais estratégia, trabalhando as habilidades que serão cobradas com mais frequência ao longo da prova de Português.

2) Estude os assuntos mais cobrados

Ainda que seja um desejo de todos os candidatos em preparação aprender o conteúdo programático completo e chegar no dia da prova dominando todos os tópicos possíveis, é improvável encaixar as disciplinas dentro do cronograma. Portanto, priorize os assuntos mais cobrados e adquira os conhecimentos necessários para se dar bem nessas áreas.

continua depois da publicidade

Normalmente, são cobrados os conteúdos sobre sintaxe, morfologia, uso de vírgulas, acentuação, crase, concordância verbal e nominal, hifenização dentro do Novo Acordo Ortográfico e uso dos porquês. A partir desses tópicos gerais, os candidatos conseguem aprofundar o conhecimento através de exercícios, simulados e listas de questões.

A recomendação dos especialistas é focar nos aspectos mais práticos desses conteúdos, como por exemplo quando se usa a crase e os exemplos mais frequentes. Por isso, construa em seus métodos de estudo uma série de frases que auxilie na fixação desses casos e regras.

Se não se sentir seguro, procure criar conexões entre os conteúdos. Como o uso de porquês ajuda na construção de uma concordância verbal e nominal? De que maneira o uso da vírgula afeta a leitura e interpretação do texto?

continua depois da publicidade

3) Invista em fichas de estudo

Opte por um estudo que seja mais prático e otimizado, ao invés de anotar todos os aspectos possíveis sobre a Língua Portuguesa e a Gramática. Caso você não saiba por onde começar, invista nas fichas de estudo, onde você coloca as principais informações acerca da disciplina e do conteúdo.

Com as fichas de estudo, fica mais fácil organizar os conteúdos com praticidade, focando nos exemplos e frases com aplicações de cada conceito. Depois, pode-se acessar essas fichas para consultar as informações, revisar ou ter como suporte na realização dos exercícios.

Como as fichas sistematizam as informações, é mais fácil memorizar o conteúdo e aprender quais são os pontos principais. Você pode apostar em um método que utilize cores diferentes ou formatos distintos para criar uma associação entre esses códigos e o conteúdo de Português.

Atualmente, existem diversos modelos disponíveis na internet para preencher ou se inspirar na hora de criar o seu. Não se preocupe tanto com o aspecto estético, porque o foco é fazer com que a ficha seja funcional, concentrando todos os pontos importantes e sendo legível. Ou seja, você precisa bater o olho na ficha e entender o que está ali.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade