Proibidos: 7 itens que não podem ser levados durante voos em aviões

Vai viajar nas férias? Então, para evitar dor de cabeça, é fundamental saber quais itens devem ficar de fora da sua bagagem.

Viajar de avião pode ser rotineiro para algumas pessoas, como aquelas que precisam se deslocar constantemente a trabalho, mas, para outras, é uma situação especial, que acontece de vez em quando, em viagens de férias. Independentemente de qual for o motivo, é essencial saber que alguns itens não podem estar em sua bagagem.

A proibição de alguns desses itens parece óbvia, mas existem outros objetos que são proibidos e você nem imagina. Veja, a seguir, algumas coisas que você não pode levar em viagens de avião, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Itens proibidos na bagagem de avião

Armas

Eis uma proibição bastante óbvia, afinal não se pode viajar com armas de pressão, de fogo, de choque elétrico ou químicas. O que pode ser novidade, dentro dessa norma, é que até mesmo armas de brinquedo e réplicas estão proibidas.

Ou seja: nada de comprar uma metralhadora de brinquedo para o sobrinho quando estiver fora do país, hein?

Spray de pimenta

O spray de pimenta, assim como outros neutralizantes e ácidos, também não pode ser transportados. Ainda que o produto seja visto, especialmente por mulheres, como uma forma eficiente de proteção, é importante saber que ele não pode ser levado em sua bagagem de avião.

Objetos cortantes ou pontiagudos

Essa proibição pode estragar seu kit de beleza, então é importante saber que, na hora de arrumar as malas, não dá para levar itens básicos como alicate de cutícula e tesoura com ponta.

Entre os objetos cortantes proibidos também estão picadores de gelo, machados, estiletes, navalhas, equipamentos de artes marciais, canivetes, facas e instrumentos que tenham lâminas com mais de 6 cm de comprimento.

Ferramentas de trabalho

Nada de colocar alavancas e pés de cabra na sua bagagem. São proibidos também itens como brocas e furadeiras, mesmo no modelo portátil e sem fio, além de chaves de fendas, serras, maçaricos, marretas, dispositivos de alarmes e pistolas de pregos.

Substâncias inflamáveis, explosivas ou incendiárias

Por motivos óbvios de segurança, os passageiros não podem transportar explosivos, fusíveis, munições, espoletas, fogos de artifício, pólvora, líquidos inflamáveis, isqueiros do tipo maçarico, repelentes em aerossóis e produtos similares.

Substâncias tóxicas

Materiais químicos podem representar muito perigo, por isso não se pode viajar com líquidos como cloro, alvejantes, mercúrio, venenos e baterias com líquidos. Não é possível transportar nada que seja considerado infeccioso ou radioativo.

Tacos

Não é permitido transportar, em viagens aéreas, objetos como tacos de baseball, pólo, sinuca, golfe, hockey e bilhar. Cassetetes, bastões retráteis e porretes também são proibidos.

Itens que podem ser levados na bagagem de mão

Diante de tantas proibições, você pode imaginar que outros itens não são proibidos. De acordo com as instruções da ANAC, existem alguns objetos que podem ser transportados na bagagem de mão — ainda assim, as normas podem mudar conforme o tipo de voo, por isso é importante conferir com a companhia aérea antecipadamente.

Veja, a seguir, alguns itens que podem ser levados na sua bagagem de mão:

  • Saca-rolhas;
  • Lápis e lapiseiras que tenham menos de 15 cm de comprimento;
  • Isqueiro com gás;
  • Fósforos (uma caixinha, apenas, com até 40 palitos);
  • Bengalas;
  • Raquetes de tênis;
  • Guarda-chuva;
  • Martelinho de uso médico;
  • Aparelho de barbear em cartucho;
  • Pinças;
  • Tesourinha de cortar unhas, sem ponta.

Agora fica mais fácil planejar sua bagagem e a sua viagem. Boas férias!

Leia também

você pode gostar também

Gastronomia: como empreender nessa área? Confira 5 dicas

A Gastronomia é um ramo profissional que está associado com atividades como o turismo, lazer, comércio de alimentos e outros setores da indústria. Assim, empreender nessa área é mais simples do que parece.

Como conciliar trabalho e estudo? Confira 7 dicas simples e práticas

Vai começar o cursinho preparatório para o concurso, mas trabalha o dia inteiro? Fique por dentro de sete dicas de ouro sobre como conciliar trabalho e estudo.

Você sabia que existe o Dia da Saudade? Conheça essa data comemorativa

A palavra saudade pode remeter a um episódio de alegria ou de tristeza. Seja como for, esse sentimento é tão importante que tem data comemorativa, o Dia da Saudade.

As cores de esmalte que mais combinam com cada signo

Bateu aquela indecisão na hora de escolher a tonalidade que vai passar nas unhas? Então, conheça as cores de esmalte que mais combinam com cada signo.

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.