Prestou concurso e não passou? Veja o que fazer depois dos resultados

Não ser aprovado no concurso público pode parecer o fim do mundo para alguns candidatos, principalmente pelo tempo de dedicação e dinheiro investido. Porém, existem alguns procedimentos que você pode realizar depois dos resultados.

Apesar dos maiores esforços, aplicação de técnicas de estudo, cronogramas complexos para atender ao conteúdo programático e preparo durante meses, acontece que alguns candidatos prestam concurso e não passam. Ainda que pareça o fim do mundo, é importante ver o que fazer depois dos resultados.

continua depois da publicidade

Diferente do que se imagina, isso acontece com diversos candidatos extremamente dedicados, por diferentes motivos que vão desde a falta de confiança até a alta concorrência de uma prova. O primeiro passo para se recuperar dessa decepção é não pensar em desistir, pois assim é possível se reorganizar. Saiba mais informações a seguir:

O que fazer depois de não passar no concurso público?

Leia também

1) Seja realista com a sua situação

Será que você estudou o suficiente? Você revisou as provas anteriores? Estudou o que precisava do conteúdo programático? Praticou com simulados e listas de exercício? Antes de mais nada, evite criar desculpas para si mesmo e seja realista com o seu desempenho.

Observe quais foram os seus maiores erros, as principais dificuldades e os pontos que precisam ser aperfeiçoados para a próxima prova. Em alguns casos, pode realmente ter sido um exame muito concorrido, o edital foi cancelado ou você teve um problema grave que impediu um bom desempenho, mas na maior parte das vezes, a responsabilidade é do próprio candidato.

continua depois da publicidade

Ao avaliar a sua situação e histórico, você consegue se responsabilizar pelo que errou e se organizar com mais qualidade para a nova preparação. Se precisar, conte com a avaliação de amigos e familiares que te acompanharam nesse processo, peça uma revisão de um professor de confiança e converse com outras pessoas para ter uma perspectiva nova.

2) Tire um tempo para se recuperar

Não ser aprovado no concurso público é um baque e tanto, principalmente para o emocional. Depois de tanto tempo estudando, sacrifícios realizados em seus relacionamentos, investimentos em cursos e nas taxas de inscrição, é normal que o cansaço te alcance.

Por isso, em vez de exigir de si mesmo uma recuperação imediata, tire um tempo para descansar. Organize o seu espaço de estudos, recarregue as energias com os amigos e familiares, retome a sua rotina de alimentação, descanso e exercício físico até que se sinta bem para começar de novo.

continua depois da publicidade

3) Saiba que isso faz parte do processo

De acordo com especialistas na área de preparação para concursos, estima-se que somente 8% dos candidatos estão realmente preparados para as provas. Neste sentido, o índice de reprovação é mais alto, e se você está nesse grupo, saiba que faz parte do processo.

Existem diversos estudantes e candidatos tão dedicados quanto você que são reprovados por conta de diferentes motivos. Mais comum do que se pensa, é bem raro ser aprovado logo na primeira tentativa. O mais importante na experiência do concurseiro é adquirir experiência e domínio dos exames, o que é consequência da reprovação.

Então, não se sinta vítima do Universo ou da banca organizadora. Tire um tempo para lamentar e se sentir mal pela reprovação, mas não deixe com que isso abale os seus objetivos a longo prazo.

continua depois da publicidade

4) Verifique as regras da lista de espera

Em alguns concursos, os candidatos aprovados que são convocados não comparecem aos procedimentos de inscrição ou às próximas etapas. Por conta disso, é realizado um cadastro baseado na nota dos candidatos e algumas pessoas dessa lista de espera são chamadas para dar continuidade.

Portanto, se informe sobre como esse procedimento é realizado no caso do seu exame e fique atento às novidades. Essa pode ser a oportunidade de continuar no processo seletivo, mesmo que não tenha tido um desempenho excelente.

5) Se reorganize

Depois do período de luto e do descanso, é hora de colocar a casa em ordem. Procure retomar a dinâmica de estudos para se preparar para os próximos concursos. Faça pesquisas dos próximos editais e continue se esforçando para as outras oportunidades que surgirão.

continua depois da publicidade

A reprovação é um dos resultados possíveis para um concurso público, mas não é o único. Então, se organize para continuar sua jornada.

Leia também

Concursos em sua
cidade