Por que usamos “feira” no final dos dias da semana? Descubra aqui

Você sabe por que usamos “feira” no final dos dias da semana? O significado possui um importante contexto histórico da humanidade.

Você com certeza já deve ter se perguntado por que usamos “feira” no final dos dias da semana. Esta dúvida é plausível, visto que o termo “feira” só é utilizado na língua portuguesa. Mas afinal, qual seria o motivo?

Leia também

Originalmente, os nomes dos dias da semana possuíam influência na astrologia. Cada um representava um astro do Sistema Solar: Sol (domingo), Lua (segunda), Marte (terça), Mercúrio (quarta), Júpiter (quinta), Vênus (sexta) e Saturno (sábado).

Contudo, em países latinos, por conta do cristianismo, o dia do Sol, ou solis dies, acabou sendo substituído por dominica, o dia do Senhor. O sábado, por sua vez, saturni dies, foi substituído por sabbatum, que vem do hebraico shabbath. Este seria o dia do descanso, consagrado pelo Velho Testamento.

Além disso, insatisfeita com o fato dos dias possuírem nomes de origem pagã, a Igreja Católica dos países de língua portuguesa transformaram a homenagem aos astros em números. Isto ocorreu por influência de São Martinho de Braga, que acreditava que não era permitido “dar nomes de demônios” aos dias que Deus criou.

Por que usamos “feira” no final dos dias da semana?

Mas e o “feira”? De onde ele vem? Esta palavra possui como origem feria, que em latim, significa “dia de descanso”. Este termo passou a ser utilizado em 563, logo após um concílio da Igreja Católica em Braga, Portugal. Esta é a explicação para o fato do termo só existir na língua portuguesa.

Nesta ocasião, o bispo Martinho de Braga também decidiu que os nomes em homenagem aos deuses pagãos deveriam mudar. Mas se feria seriam um dia de descanso, por que feira é utilizado justamente nos dias úteis?

Inicialmente, a ordem do bispo apenas valia para os dias da Semana Santa, que antecede o domingo de Páscoa. Na ocasião, todo bom cristão deveria utilizar o período para descansar. Logo após, o termo passou a ser adotado no ano inteiro, mas apenas por portugueses.

Em línguas como espanhol, francês e italiano, os deuses seguem fazendo parte dos nomes dos dias. As únicas exceções assumidas foram sábado e domingo, os verdadeiros dias de descanso.

Vale lembrar que, desde 321, os calendários ocidentais começam suas semanas pelo domingo. Esta regra foi imposta por Constantino, imperador romano, que também estabeleceu que as semanas teriam sete dias.

Esta ordem não foi aleatória. Afinal, embora nesta época os romanos utilizassem o modelo de semana de oito dias, na Bíblia, estava escrito que Deus havia criado a Terra em seis dias, descansando no sétimo. De acordo com registros históricos, os babilônios também dividiam seus anos em conjuntos de sete dias.

Existem outras teorias de que o termo feira teria surgido porque, além do fato de na semana de Páscoa todos os dias serem feriados, o mercado também funcionava ao ar livre, as chamadas feiras.

Para entender melhor sobre o nome dos dias da semana, confira abaixo uma comparação entre a língua portuguesa e a espanhola, que manteve a homenagem aos astros:

  • Domingo / Domingo: Dia do Senhor;
  • Segunda-feira / Lunes: Dia da Lua;
  • Terça-feira / Martes: Dia de Marte;
  • Quarta-feira / Miércoles: Dia de Mercúrio;
  • Quinta-feira / Jueves: Dia de Júpiter;
  • Sexta-feira / Viernes: Dia de Vênus;
  • Sábado / Sábado: Dia do Shabbath.

Já na língua inglesa, que também segue a mesma ordem, os dias possuem as seguintes referências:

  • Domingo / Sunday: Dia do Sol;
  • Segunda-feira / Monday: Dia da Lua;
  • Terça-feira / Tuesday: Dia de Tyr;
  • Quarta-feira / Wednesday: Dia de Woden;
  • Quinta-feira / Thursday: Dia de Thor;
  • Sexta-feira / Friday: Dia de Freyja;
  • Sábado / Saturday: Dia de Saturno.

Leia também


você pode gostar também

Manutenção barata: 5 carros que gastam pouco na hora da revisão

Pretende comprar um veículo, mas não quer gastar muita grana na hora das revisões preventivas na concessionária? Conheça cinco carros com manutenção barata e acerte em cheio na escolha.

Novas profissões: confira 7 empregos que não existiam há duas décadas

A era digital abriu portas a profissões associadas a novas formas de viver e relacionar-se no mundo; confira algumas delas que não existiam há alguns anos atrás.

Ano de 2023 terá quantos feriados nacionais? E quais deles vão ser prolongados?

O ano de 2023 terá muitos feriados prolongados e apenas um caindo no meio da semana. Confira o calendário de feriados e programe suas folgas.

Estes são os 30 nomes mais bonitos do mundo, segundo a ciência

Um estudo realizado pela Universidade de Birmingham descobriu que existem nomes cujo som é harmonioso ao ouvido humano e assim listou os nomes mais bonitos que existem.

Confira as 5 causas mais comuns para as crises no relacionamento

As causas mais comuns para as crises no relacionamento podem ser responsáveis pelo fim de muitos, mas existem formas de contorná-las.

7 profissões que não precisam de faculdade e você ainda não conhecia

Se você almeja uma carreira de sucesso, mas não tem diploma universitário, conheças as profissões que não precisam de faculdade e que podem ser rentáveis.