Os países da América Latina falam uma variedade de línguas que derivam do latim, como o francês, português e espanhol. Todas são oficiais, enquanto o espanhol é a língua predominante na maioria dos territórios. Até hoje, muitos estrangeiros ainda acham que o Brasil se inclui entre aqueles que falam espanhol, e é aí que surge a dúvida: por que só o Brasil fala português na América Latina?
Se todos os seus vizinhos falam espanhol, assumir que os brasileiros também o fariam é algo comum. Contudo, o motivo pelo qual o português é a língua oficial possui contextualização histórica e remonta de suas origens. Entenda mais sobre o assunto abaixo.
Por que o Brasil fala português e não espanhol como no resto da América Latina?
A Expansão Marítima ocorreu nos séculos XV e XVII, nome dado às expedições europeias em direção às terras do Extremo Oriente, em busca de especiarias, metais e terras. Em 1492, Cristóvão Colombo alcançou a América Central, o que fez com que a Espanha, país que o enviou, garantisse soberania sobre ela. Contudo, Portugal também enviou suas embarcações, o que exigiu que um acordo fosse firmado para delimitar as terras conquistadas.
Assim foi feito o Tratado de Tordesilhas, acordo entre Portugal e Espanha que definiu as explorações dos países. A divisão foi estabelecida por meio de um meridiano a 370 léguas de Cabo Verde: todas as terras a oeste da linha imaginária pertenceriam aos espanhóis, enquanto as a leste seriam dos portugueses.
Do lado oeste da linha existiam inúmeras terras a serem exploradas, o que fez com que a Espanha colonizasse a maior parte do que hoje a maioria entende como América Latina. Por tal motivo, países como a Venezuela, Chile, Colômbia, Paraguai, Argentina e mais falam espanhol.
Enquanto isso, Portugal ficou com um pequeno pedaço de terra na costa do Atlântico, o que é atualmente o litoral das regiões sudeste e nordeste. Com a extinção do Tratado de Tordesilhas após Portugal ser anexado à Espanha, porém, não havia mais necessidade de dividir as posses. A partir de então, os portugueses passaram a organizar expedições para o interior do Brasil, em busca de metais preciosos.
Com a expansão, a língua portuguesa de Portugal se espalhou pelo território brasileiro, e é por tal motivo que o idioma foi herdado dos colonizadores, em vez do espanhol.