Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

É bastante provável que, em algum momento da sua vida, o concurseiro já tenha ficado com aquela dúvida na cabeça sobre algo corriqueiro e que faz parte do seu cotidiano. Por exemplo, você sabe para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito? Provavelmente não.

Por mais que essa seja uma dúvida que não vai te deixar sem dormir ou sem estudar para as provas do concurso, alguma vez você já deve ter se questionado a respeito da utilidade desse orifício, não é verdade? Essa matéria vai esclarecê-la de uma vez por todas. Continue a leitura e saiba mais sobre esse assunto.

Afinal, para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito?

Na verdade, temos três explicações possíveis sobre a utilidade do furinho nos palitos de pirulitos em geral. A primeira delas é possibilitar que a pessoa continue respirando, caso engula acidentalmente o cabo. O mesmo também vale aquele furinho da tampa da caneta BIC.

Acidentes podem acontecer quando menos se espera, certo? E esse furinho, tanto no palito de pirulito quanto na tampa da caneta BIC, permite a entrada de ar nos pulmões, em caso de ingestão ou engasgos por acidente e/ou até a vítima ser encaminhada a um hospital para fazer a desobstrução.

Vamos supor que uma criança, acidentalmente, engula o palito de pirulito. Dependendo da situação, ele pode ficar preso na garganta ou em algum outro local que seja passagem de ar, o que pode provocar um possível sufocamento. E aquele orifício permite que a entrada mínima de oxigênio aconteça.

Fixação do doce no cabo

Mesmo que agora você saiba para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito (uma das suas utilidades, pelo menos), essa explicação é considerada a mais oficial, já que foi detalhada por um colaborador de uma loja fabricante de doces dos EUA.

Segundo a sua versão, o furinho no cabo do pirulito tem a função de apenas de fixar o doce no palito. Essa estratégia permite que o mesmo não se desprenda facilmente do cabo, enquanto estiver sendo degustado, aos poucos.

Durante o processo de fabricação, o pirulito, inicialmente, se encontra em estado líquido. Após o doce secar e receber o cabo, ele se prende com mais facilidade no palito e não se solta na hora que estiver sendo consumido.

Imagina se o doce se desprender do cabo enquanto uma criança estiver degustando um pirulito. Dependendo do seu formato (que são vários possíveis), ele pode ir direto para a garganta e causar uma obstrução da traqueia, resultando em sufocamento e, por vezes, até perda da consciência.

Ambas as versões não têm comprovação científica

É isso mesmo. Por mais que elas possam ter o seu grau de convencimento e fazer todo sentido, ainda não foi possível provar cientificamente para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Mesmo que agora você conheça as duas possíveis respostas a respeito da utilidade do furinho na ponta do cabo de pirulitos, é conveniente salientar que você deve ter alguns cuidados enquanto estiver degustando esse doce, que nunca sai de moda. São eles:

  • Tome cuidado para que ninguém esbarre em sua boca, pois você pode engolir o pirulito inteiro (como o cabo) sem querer, o que pode obstruir a passagem de ar, dependendo da posição e o local que o doce estiver;
  • Quando acabar de consumir o pirulito, descarte o palito imediatamente e evite ficar com ele na boca, pois você pode engoli-lo sem querer;
  • Evite ficar amassando o cabo do pirulito com os dentes, pois ele pode danificar os elementos dentários e prejudicar o esmalte dos mesmos.

Apito para a criançada

Ninguém duvida que as crianças são fãs de brincadeiras que envolvem barulho, não é mesmo? Uma outra teoria possível, é que aquele furinho na ponta dos palitos de pirulito também serve como apito, para a meninada se divertir, principalmente nas disputas com os coleguinhas.

Depois que o doce for totalmente consumido, o palito consegue emitir um som parecido com o de um apito, se estiver em contato com o ar. Dependo do fabricante, alguns palitos conseguem imitar perfeitamente o som de um apito.

E aí, o que achou das teorias sobre para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito? Caso essa dúvida tenha martirizado a sua mente até hoje, esperamos que ela não exista mais.

Leia também

você pode gostar também

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.

7 profissões que sempre têm oferta de empregos no Brasil

Está querendo saber como estará o mercado de trabalho no ano que vem? Então, conheça sete profissões que sempre têm oferta de empregos no Brasil.