Por que não conseguimos lembrar de quando éramos bebês?

O fenômeno pode ser causado porque o nosso cérebro, durante o primeiro ciclo de vida, está passando por inúmeras mudanças. Saiba mais!

Nós nascemos, crescemos, reproduzimos (às vezes) e morremos. É a ordem natural das coisas que todo mundo já está acostumado, mesmo que ainda seja um tabu falar sobre os conceitos relacionados ao falecimento do corpo. O que nos restam são as memórias, no final das contas.

continua depois da publicidade

Bom, mas isso não acontece durante todo o clico de vida. Você já percebeu que nem sempre lembramos de tudo o que fizemos quando éramos bebês? Quando vem uma lembrança, ela é difusa e geralmente associada quando tínhamos pelo menos uns dois anos ou mais.

Na verdade, às vezes podemos supor que nos lembramos de alguma coisa, mas só porque vimos uma fotografia antiga e, assim, a gente se coloca na imagem e imagina como as coisas foram. Nem sempre se trata de uma memória propriamente dita.

Mas por que, afinal, não conseguimos lembrar da época em que éramos bebês, ou seja, até mais ou menos os dois anos de idade? Existem algumas hipóteses para este questionamento e vamos abordar um deles em nossa matéria.

continua depois da publicidade

Acompanhe até o final e fique por dentro do assunto de uma vez por todas. Aproveite para compartilhar o conhecimento com amigos e familiares. Afinal, tudo o que é bom merece ser dividido com pessoas que amamos, não é mesmo?

Ah, e confira também outras matérias que nós já produzimos sobre assuntos diversos, como o significado de sonhos, a função do lado azul da borracha, o que significa gírias e expressões populares, além de muito mais.

Por que não nos lembramos da época em que éramos bebês?

Temos uma rede completa e super estrutura de pensamentos desde a infância, mas elas servem para contextos mais específicos e geralmente voltados para o desenvolvimento do cérebro. Uma das hipóteses para responder à pergunta diz respeito ao que chamamos de amnésia infantil.

continua depois da publicidade

O fenômeno pode ser causado porque o nosso cérebro, durante o primeiro ciclo de vida, está passando por inúmeras mudanças e respectivos desenvolvimentos. Surgem novas células e conexões ao longo do caminho. E tudo isso é bem importante para o funcionamento no geral.

Nós conseguimos sim registrar os acontecimentos que acontecem quando somos bebês, mas as memórias são possivelmente inseridas em outros contexto o qual não podemos acessar em detalhes quando já estamos com o cérebro plenamente desenvolvido.

Legal, né? É bem interessante entender como o nosso corpo reagia quando fomos colocados ao mundo. Existem muitos estudos em desenvolvimento sobre o assunto e, vez ou outra, uma nova descoberta ecoa no meio científico.

Leia também

Concursos em sua
cidade