Por que gatos 'amassam pãozinho'? Entenda esse comportamento felino

Quando um gato amassa, ele faz um movimento com as patas dianteiras que lembra uma pessoa que amassa pão; mas por que isso acontece?

Se você já teve um gato, deve ter notado que eles apresentam um comportamento curioso conhecido como "amassar pãozinho". Basicamente, é quando um gato empurra as patas para dentro e para fora contra uma superfície macia, geralmente acompanhado por um som de ronronar.

continua depois da publicidade

Embora muitos tutores "se derretam" ao surpreenderem seu bichinho fazendo isso, certamente poucos se perguntaram sobre a razão por trás deste comportamento. Confira algumas teorias que explicam isso a seguir.

Por que os gatos 'amassam pãozinho'?

Dentre todos os motivos que os gatos têm para amassar tudo, veja os cinco dos mais comuns:

Leia também

1. Memória de quando era filhote

Muitos cientistas acreditam que a motivação para amassar está em parte no instinto, mas também e em maior medida na memória. Os gatinhos amassam alguns dias após o nascimento, ainda com os olhos fechados, e o fazem por instinto de sobrevivência.

continua depois da publicidade

Durante a amamentação, os filhotes pressionam as patas ao redor da mama da mãe para estimular o fluxo de leite. Assim, associam o amassar a uma sensação prazerosa, como beber leite. Essas lembranças ficam registradas na memória dos gatos, associadas a momentos agradáveis ​​e posteriormente a situações positivas.

É curioso ver alguns gatos lamberem as pontas de uma almofada ou de um cobertor, talvez pela semelhança que encontram com a figura materna.

Mais tarde, nas fases juvenil e adulta, repetirão o comportamento, embora no final não obtenham a recompensa do leite. É um estímulo aprendido que eles colocarão em prática em situações que lhes causem confiança, tranquilidade e conforto.

continua depois da publicidade

2. Herança de ancestrais

Muitos especialistas relatam que o amassar dos gatos é um costume herdado de seus ancestrais felinos. Eles sustentam que seus parentes selvagens tinham necessidade de sentir o chão sob seus pés para ter certeza de que poderiam se segurar, caso tivessem que pular de um lugar para outro.

3. Marcação de território

Outro dos costumes herdados dos grandes ancestrais felinos é a tendência que nossos gatos têm de marcar as áreas que os interessam. Os gatos possuem glândulas odoríferas em suas almofadas, que secretam feromônios, e ao amassar eles os liberam e marcam o território.

Se em casa adquiriram uma área de sofá e algumas almofadas com as quais se sentem confortáveis, irão marcá-las com o seu perfume para avisar possíveis intrusos de que são propriedade sua. Assim, 'amassar pãozinho' é outra forma que os nossos gatos têm de marcar o seu território, além da urina e dos arranhões.

continua depois da publicidade

4. Demonstração de confiança

Se o seu gato, além de amassar as almofadas e outras superfícies da casa, tem o hábito de esfregar diferentes áreas do seu corpo, ele o faz porque se sente seguro e tranquilo com você. E você pode se sentir com sorte, já que esta ação é realizada apenas com seus humanos favoritos.

Essas demonstrações de confiança e carinho são positivas tanto para o gato quanto para seu companheiro humano, pois reforçam o vínculo entre os dois.

A única precaução é evitar arranhões. A chave é manter as unhas curtas e lixadas, o que é fácil de conseguir com a tesoura certa e lixas espalhadas pela casa.

5. Busca por conforto e relaxamento

A verdade é que o comportamento dos gatos nunca deixa de nos surpreender. Engana-se quem pensa que se instalam em qualquer lugar conforme o encontram.

São animais tão refinados que vão amassando as almofadas, mantas, colchas e todos os tecidos sobre os quais se deitam, até encontrar o ponto certo de conforto que desejam.

Leia também

Concursos em sua
cidade