Estamos constantemente rodeados por inúmeras superstições populares. Elas fazem parte do imaginário humano, já que trazem significados que geralmente não podem ser explicados pela racionalidade. E, por isso, nos instigam de uma forma que não conseguimos entender.
Uma das superstições mais famosas diz respeito ao espelho quebrado. Você sabe qual é a origem disso? Em nossa matéria, vamos discorrer sobre o assunto para que você mate a sua curiosidade de uma vez por todas!
Origem da superstição sobre os espelhos quebrados
Existem muitas versões sobre a verdadeira origem do mito por trás do azar em quebrar espelhos. Geralmente, a mais adotada é o do surgimento na Grécia Antiga.
O mito pode estar relacionado com a mitologia de Narciso, que ficou obcecado por sua imagem refletida na água. Até porque ele definhou até a morte enquanto admirava o reflexo, o que faz alusão ao azar no ato.
Os gregos antigos também acreditavam que os espelhos poderiam simplesmente sugar parte da alma de cada pessoa refletida neles. Ou seja? Ao quebrar os objetos, a pessoa aparentemente destruiria elementos espirituais que compunham o reflexo. Interessante, não é?
Mas a Grécia Antiga não foi aparentemente a detentora da ideia a respeito dos sete anos de azar ao quebrar espelhos. O mito pode ter vindo dos romanos, já que eles imaginavam que esse era o período necessário para a renovação da vida.
Caso as pessoas com problemas de saúde vislumbrassem seus reflexos em espelhos, os objetos consequentemente quebrariam e o azar seguiria mantido pelo prazo de sete anos. Enquanto isso, os indivíduos teriam que lidar com a maldição.
Mas, por outro lado, existe outra versão do mito que está ligada com aspectos, digamos, mais racionais. Os objetos eram extremamente caros quando surgiram. Para que os servos tivessem muito cuidado com os espelhos na cidade italiana de Vezena, o mito do azar ganhou forma.
O medo, então, fazia com que as pessoas não quebrassem os artefatos valiosos na época.
Como quebrar a maldição do espelho?
Os próprios romanos antigos explicaram como seria possível romper com a maldição dos espelhos quebrados. Segundo a crença milenar, as pessoas teriam que enterrar os cacos sob a luz do luar, de preferência em dia de Lua cheia.
Outras pessoas também diziam que seria interessante jogar os pedaços de espelho em água-corrente, mas a prática não é muito sustentável, não é mesmo? Mas e você, acredita na superstição de azar sobre os espelhos quebrados?