Por que cachorros correm atrás do próprio rabo? Entenda esse comportamento

Quase todo tutor de cachorro observou que seu animal de estimação ocasionalmente brinca de perseguir o próprio rabo. Leia e entenda por que isso acontece.

Existem várias razões pelas quais um cachorro corre atrás do próprio rabo, pois como outros animais, eles podem fazê-lo quando estão entediados e por diversão, principalmente quando são filhotes.

No entanto, quando o animal persegue compulsivamente o rabo e o morde, é um indicador de que algo não está bem. A seguir, explicaremos a possível causa desse comportamento.

Por que o cachorro persegue o rabo?

Os cães reproduzem esse comportamento pelos seguintes motivos:

Tédio

Os cachorros costumam perseguir o rabo porque estão um pouco entediados; é uma forma de eles se divertirem e gastarem energia. Isso é especialmente verdadeiro para os filhotes, que podem nem perceber que o rabo é na verdade uma parte do corpo; eles o veem como um brinquedo. Em geral, à medida que os cães envelhecem, esse tipo de brincadeira desaparece.

Atenção

Se o seu cachorro está perseguindo o rabo e recebendo atenção positiva de você ao participar do ato, você pode fazer com que ele faça isso sempre que quiser que você o observe e brinque com ele.

Problema de saúde

Se você perceber que seu cão está realmente perseguindo o rabo e tentando quebrá-lo e mastigá-lo, é melhor agendar uma visita ao veterinário. Às vezes, os cães perseguem o rabo porque são incomodados por vermes e pulgas ou estão passando por algum outro tipo de problema de saúde.

Genética

Também pode ser atribuído ao comportamento que remonta a seus ancestrais caçadores; eles mantêm seus instintos, embora não vivam mais na selva.

Então, quando uma cauda em movimento aparece em seu campo de visão, eles não conseguem parar de persegui-la. Isso pode ser mais frequente em algumas raças do que em outras.

Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)

Alguns cães podem desenvolver um distúrbio compulsivo de perseguição do rabo. Esses tipos de problemas de comportamento podem surgir por vários motivos: confinamento, abuso físico, lesões ou traumas anteriores, ansiedade de separação, etc. Nesse sentido, não tomar medidas corretivas a tempo pode levar o seu cão a automutilar o rabo.

Correr atrás do rabo também indica que o cão está desconfortável

Outra explicação para esse comportamento repetitivo tem a ver com o fato de que o cão pode não estar se sentindo confortável com seu ambiente. Isso é corroborado pelo estudo realizado em mais de 5.000 cães de 22 raças, publicado na revista Scientific Reports.

No relatório, os proprietários descreveram a frequência com que seus animais de estimação repetiam certos padrões, como perseguir o rabo, morder o reflexo, lamber insistentemente uma parte do chão, morder a si mesmos ou passar muito tempo guardando a comida.

Os resultados mostraram que pelo menos 30% dos cães estudados apresentavam comportamentos repetitivos, e que a incidência dos casos estava relacionada ao ambiente do animal e seu estilo de vida.

Também foi revelado que 58% destes comportamentos repetitivos foram localizados nos cães de tutores de primeira viagem, ao contrário dos proprietários que já tiveram um cachorro.

Por outro lado, os cães que viviam com uma única pessoa tinham 33% menos probabilidade de apresentar comportamentos repetitivos, em comparação com aqueles que viviam com uma família com vários membros.

Em relação aos cães que conviviam com outros cachorros, eles também tinham uma probabilidade 64% menor do que os que viviam sozinhos.

Leia também

você pode gostar também

9 dicas de como cuidar de suculentas e mantê-las sempre lindas

As suculentas são cultivadas por sua beleza e facilidade de cuidado, tornando-se populares em jardins, interiores e projetos de paisagismo.

7 coisas que você não deve fazer enquanto o celular estiver carregando

Usar o celular enquanto ele está carregando pode reduzir a vida útil da bateria do aparelho, além de ser perigoso em certas circunstâncias.

Ouvir música faz bem para a saúde? Saiba o que a ciência tem a dizer

Não há nada como ouvir sua música favorita para aliviar a carga de um dia ruim. Mas, você sabia que a música tem mais benefícios para a saúde do que o simples relaxamento? Leia e entenda.

10 expressões e erros de português que acabam com a sua credibilidade

As 10 expressões e erros de português que acabam com a credibilidade de uma pessoa se referem a uma demonstração de desconhecimento em relação à modalidade formal e coloquial do idioma.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.

Veja 5 formas incríveis de usar a casca da laranja no dia a dia

Você sabia que a casca da laranja possui diversas utilidades? Leia e descubra algumas formas de utilizá-la em sua residência.