Por que banho frio no calor pode não ser uma boa ideia?

Pelo incrível que pareça, tomar banho frio não é uma prática recomendada durante épocas de calor mais intenso do que o normal. Entenda o porquê.

Em épocas de altas temperaturas durante o verão, geralmente costumamos associar o banho frio como uma estratégia para refrescar o corpo. A ideia, mesmo que pareça fazer sentido, pode não ser a mais recomendada quando estamos falando em amenizar os efeitos do calor intenso. E vamos te explicar o motivo disso ao decorrer da nossa matéria — acompanhe até o final e descubra.

Mas, antes de mais nada, vale frisar que existem inúmeras estratégias que você pode adotar no dia a dia para melhorar a temperatura corporal durante a época de calor. Adotar roupas claras e com tecidos mais leves faz com que a sensação térmica não piore. Até porque tonalidades escuras tendem a absorver o calor com facilidade. Água também é a sua grande aliada no verão.

Hidrate-se sempre para que você não perca líquido no corpo, já que tendemos a suar com frequência em climas abafados e quentes. Colocar baldes de água em alguns cômodos da casa também pode ser uma boa forma de superar os efeitos das temperaturas altas, regulando o nível de umidade nos ambiente. Ah, sempre que possível, deixe as janelas abertas para garantir ventilação.

Banho frio ajuda a aliviar o calor ou isso é um mito?

Pelo incrível que pareça, tomar banho frio não é uma prática recomendada durante épocas de calor mais intenso do que o normal. A água gelada, ao entrar em contato com a pele quente, faz com que o nosso organismo precise se reajustar devido ao risco de choque térmico. O metabolismo fica "aumentado", digamos assim, contribuindo para a sensação de ainda mais calor no corpo.

continua depois da publicidade

Dessa maneira, a melhor temperatura para o banho seria a morna. Você pode até mesmo baixar a temperatura do chuveiro com o passar do tempo, desde que não comece diretamente na gelada. Assim, o seu corpo tem a possibilidade de se acostumar com a mudança de temperatura sem que ele se "sobrecarregue" durante o processo de adaptação brusca e do choque térmico.

Existem maneiras mais efetivas de amenizar a sensação de calor. A melhor delas é sempre se manter hidratado, tomando copos gelados ou frios de água. Além disso, o umidificador de ar pode ser uma opção interessante para fazer com que a sensação térmica caia um pouco. Para os concurseiros de plantão, é bem importante lidar com o calor.

Afinal de contas, a grande maioria dos estudantes fica durante horas a fio em salas fechados de estudo ou em algum cômodo da casa. Toda opção de melhorar a temperatura é bem-vinda.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade