Por que as nossas vozes mudam com a idade?

O processo conhecido como presbifonia entra em cena com o passar do tempo e isso está ligado com o envelhecimento de nossas células.

Muitos falam que o sorriso é a vitrine do corpo, já eu digo que a voz é o primeiro contato do outro com o nosso interior. E é bem interessante perceber como o nosso timbre muda com o passar do tempo. Mas, afinal de contas, por que isso realmente acontece?

continua depois da publicidade

A explicação é relativamente simples. Acompanhe nossa matéria até o final e fique por dentro do assunto. Aproveite e compartilhe o texto com mais pessoas para que todos saibam, de uma vez por todas, qual é o segredo por trás da mudança em nossas vozes. Vamos lá?

Por que nossa voz muda com a idade?

Leia também

De forma geral, a nossa laringe é bem alta no pescoço quando nascemos. Mais ou menos na altura da 3ª vértebra da nossa cervical. Nem todas as comidas foram devidamente constituídas assim e, por isso, as vozes entre meninos e meninas é basicamente a mesma.

Mas isso bem lá na infância mesmo. É só a partir da adolescência que conseguimos perceber mudanças acontecendo de fato. Os jovens de sexo masculino, devido à testosterona e o crescimento das cartilagens da laringe, passam a ter uma voz mais grave, digamos assim.

continua depois da publicidade

O efeito do estrógeno também impacta as pessoas com o sexo feminino, causando alterações na timbre também. Mas, o que acontece com o passar dos anos? Bem, as transformações everfescentes da juventude começam a regredir. Sim, nossa voz envelhece assim como o corpo.

As pessoas do sexo feminino começam a ter uma voz mais grave. Já os do sexo masculino, por sua vez, ficam com a voz mais “fina” pela redução nos níveis de testosterona. Isso sem contar na ausência de elasticidade nas cordas vocais, que se torna um padrão com a velhice.

O processo conhecido como presbifonia entra em cena e isso está ligado com o envelhecimento de nossas células. Ou seja, resumo da ópera: assim como o nosso corpo humano, os responsáveis pela produção da voz também vão envelhecendo com o passar do tempo.

continua depois da publicidade

A flacidez nas pregas vocais desgasta o tom vívido da voz de outrora, especialmente depois dos 65 anos de idade. As fibras musculares também sentem o efeito da idade e vão perdendo a elasticidade de antes.

Você sabia disso? Tudo tem o seu tempo de se desenvolver e envelher. É o estado natural das coisas. Para mais curiosidades como essa de conhecimentos gerais, confira mais conteúdos de nosso site. Temos certeza de que algum artigo vai te dar ótimos insights!

Leia também

Concursos em sua
cidade