Por que as janelas traseiras de muitos carros não abrem até o final?

Em certos modelos até é possível abrir completamente os vidros laterais do banco traseiro, mas a maioria dos veículos não permite isso. Saiba por quê.

Já reparou que as janelas traseiras laterais dos carros não abrem até o final? Se você acha que se trata de um defeito de fábrica incorporado ao cotidiano ou, pelo contrário, de uma medida de segurança dos fabricantes para os passageiros, sobretudo crianças, poderá ficar surpreso com o motivo pelo qual a maioria dos vidros não abre completamente, ao contrário do que ocorre com as janelas dianteiras.

Leia também

Para onde vai o vidro do carro quando você abre a sua janela? É a resposta a essa pergunta que esclarece também a razão simples pela qual a maioria dos veículos de passeio não permite a abertura total das janelas.

Por que não é possível abrir completamente a janela de trás?

Isso acontece basicamente porque não há lugar suficiente para acomodar o vidro quando a janela lateral traseira abaixa.

Ao reparar a lateral externa de um carro comum de quatro portas, é possível constatar facilmente que as dianteiras apresentam formato regular ou próximo disso – o que permite uma extensão plana para que as janelas da frente deslizem sem empecilhos. Nesses veículos de passeio, as rodas ficam à frente das portas:

Já as portas de trás do carro geralmente são curvas ou inclinadas (como na imagem acima), com o objetivo de garantir espaço adequado para acomodar as rodas traseiras, que dividem um pouco de espaço com a área da janela.

Esse formato interfere diretamente no caminho que as janelas traseiras percorrem ao serem abaixadas pelo passageiro: as folhas de vidro só podem deslizar até o limite da área destinada às rodas, respeitando-se também um pequeno espaço para o mecanismo de recolhimento do vidro, obviamente.

Então este é o motivo pelo qual as janelas laterais traseiras não abrem até o final: a porta traseira tem o espaço comprometido pela roda, o que não acontece com rodas e janelas dianteiras, que não disputam o mesmo lugar.

Isso também explica por que os modelos picape não costumam apresentar essa diferença entre janelas dianteiras e traseiras comum nos carros de passeio, já que as rodas de trás ficam localizadas na parte da caçamba.

Leia também

você pode gostar também

IPVA 2023: veja 29 carros que terão isenção do imposto

Milhões de condutores brasileiros poderão ser beneficiados com a isenção de IPVA para veículos. Confira quais são os modelos.

Para que serve o furo que fica ao lado da câmera do iPhone?

Há um pequeno buraco entre a câmera e o flash na parte traseira de alguns iPhones. Em outros modelos, pode estar em lugar diferente. Veja para que serve esse furo.

Confira 7 profissões perfeitas para quem gosta de ler e escrever

Tem uma enorme afinidade com a área de Humanas e sempre sonhou em trabalhar nela? Então, conheça sete profissões para quem gosta de ler e escrever.

Descubra para que realmente serve o furo que fica no cadeado

O furo no cadeado é um mistério para muita gente que desconhece as duas utilidades desse mecanismo e como ele auxilia o funcionamento do cadeado.

7 grandes filmes da Netflix que vão te deixar mais esperançoso

Está precisando de um pouco mais de inspiração nos estudos, concurseiro? Conheça sete grandes filmes da Netflix que podem te deixar mais otimista em relação ao futuro.

Vacina BCG: descubra para que serve e por que ela deixa marca no braço

A vacina BCG é uma das vacinas mais importantes do esquema vacinal. Entenda para que ela serve e por que deixa uma marca no braço.