Por que adolescentes perdem a concentração com facilidade?

Uma das características da adolescência é a tendência de os indivíduos perderem a concentração com facilidade. Descubra neste texto por que isso acontece.

A adolescência é a fase em que o indivíduo passa pela transição da infância para a vida adulta. Essa fase é caracterizada como um fenômeno psicológico e social em que ocorre também um processo biológico fruto das alterações hormonais e desenvolvimento dos órgãos genitais. Esse processo biológico, por sua vez, advém da puberdade.

Como um fenômeno psicológico e social, a adolescência é a fase em que cada indivíduo vive experiências que vão ajudar em seu desenvolvimento. Nela, os indivíduos se deparam com questões relacionadas a identidade e independência, tendo que fazer escolhas em relação a amizades, profissão, sexualidade, identidade de gênero, entre outros assuntos. Além disso, eles têm que lidar com inseguranças, conflitos internos e julgamentos.

Outra característica da adolescência é que quando passam por essa fase de transição os indivíduos tendem a perder a concentração com facilidade. Mas, por que isso acontece? Confira a resposta a seguir.

Por que há a perda de concentração na adolescência?

Durante a adolescência os indivíduos passam por várias mudanças psíquicas e físicas, sendo vividas por cada um deles de forma diferente a depender do contexto social, cultural e econômico em que está inserido.

Em virtude dessas mudanças, que ocorrem dentro si e no seu externo, os adolescentes podem se sentir sobrecarregados em ter que prestar atenção em tudo o que está acontecendo. Tal demanda, por sua vez, sobrecarrega a energia que eles têm para gastar.

Afinal, não é nada fácil pensar no seu futuro e começar a ser independente ao mesmo tempo em que deve lidar com a perda da segurança e estabilidade característicos da infância.

Mas não são somente os desafios psicológicos que causam a perda de concentração nos adolescentes. Fatores não biológicos e ambientais também podem contribuir para a perda de foco, como por exemplo, a dieta rica em açúcar, sono, níveis de exercício físico, comportamentos parentais, entre outros.

Há de ser citado também o uso da tecnologia. Estudiosos descobriram, por exemplo, que adolescentes entre 15 e 16 anos que usavam a tecnologia de forma recorrente eram mais propensos a desenvolver problemas em manter a concentração durante um período de dois anos em comparação aos que usam dispositivos tecnológicos de forma menos intensa.

No entanto, é preciso destacar que ainda não se sabe se realmente a tecnologia é uma causa da perda de concentração dos adolescentes. Em vez disso, pode ser que esses indivíduos têm usado cada vez mais a tecnologia por conta da dificuldade em manter foco. Ou então há um terceiro fator que influencia os adolescentes a usarem mais a tecnologia e perderem a concentração com mais facilidade.

Consequência da perda de concentração

A tendência de perder a concentração com facilidade leva os adolescentes a passar por episódios de esquecimento, ficar lentos para concluir alguma tarefa, ter dificuldades em se organizarem e manter o foco em conversas. E claro que a perda de concentração leva os adolescentes a também ter dificuldades em manter o foco nas atividades escolares.

Diante dessa situação, muitos pais tendem a achar que a perda fácil de concentração por parte dos adolescentes pode até ser um déficit de atenção, o que, em alguns casos, não é. Com tantas coisas acontecendo, os indivíduos sentem dificuldade em manter o foco o tempo todo.

O que os pais podem fazer?

Os pais que têm observado que seus filhos adolescentes têm perdido a concentração com facilidade podem procurar ajuda médica como uma forma de minimizar as consequências da perda do foco no dia a dia dos seus filhos.

Outras ações também podem ser feitas, como por exemplo, usar aplicativos de foco nos dispositivos dos adolescentes para manter a concentração durante as atividades cotidianas, manter o ambiente em que os adolescentes estudam organizado e livre de distrações ou também manter dispositivos tecnológicos longe dos adolescentes enquanto eles executam alguma tarefa que exige foco e concentração.

Leia também

você pode gostar também

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.

Convocação, nomeação e posse: saiba qual é a diferença

A diferença entre a etapa de convocação, nomeação e posse em um concurso público pode criar dúvidas nos candidatos, principalmente sobre a burocracia e procedimentos ao longo desses níveis.

O que 2023 reserva para os concursos? Veja 7 editais previstos

Os concursos públicos previstos para serem realizados no Brasil em 2023 podem ofertar vagas para profissionais de níveis médio, técnico e superior.

7 verdades sobre concursos públicos que vão te motivar

Está querendo começar uma carreira pública em 2023? Então, conheça sete verdades sobre concursos públicos que podem deixar a sua motivação nas alturas.

Como usar o marketing pessoal para ter bons relacionamentos no trabalho?

Entenda melhor o conceito de marketing pessoal e veja como aplicar esse conhecimento à sua vivência profissional.

11 profissões que você nem sabia que já existiram

Conheça um pouco mais sobre as profissões que você nem sabia que já existiram e que só são relembradas em documentários da TV ou nos livros escolares.