Por onde começar? Veja 5 dicas para aprender programação do zero

Se você gosta de Tecnologia, mas ainda não sabe ainda qual área investir, conheça cinco dicas para aprender programação do zero e tenha um diferencial competitivo.

As carreiras na promissora e bilionária área da Tecnologia costumam atrair milhares de profissionais. Se você tem afinidade com ela, mas ainda está em dúvida sobre qual profissão investir, que tal começar pela programação? Essa matéria traz cinco dicas incríveis sobre aprender programação do zero.

Continue a leitura até o final para descobrir como é possível aprender esse ofício. Dependendo do seu empenho, dá para ter um salário atrativo todos os meses, trabalhando como Programador. Confira

Aprender programação do zero

1) Cursos online na internet

Para aprender programação do zero, você pode se valer dos cursos online disponíveis na internet. A vantagem dessa modalidade é a flexibilidade, já que o aluno pode acompanhar as aulas de onde estiver e na hora que for mais conveniente. Pode ser no intervalo do almoço no trabalho, à noite e até aos finais de semana.

Além disso, o preço de um curso online pode sair bem em conta, se comparado com as outras formas de aprender programação do zero. Mas como em qualquer tipo de estudo, é preciso ter bastante disciplina da sua parte, para que o aprendizado seja efetivo. A duração pode variar de seis meses a um ano.

Não se esqueça de levar em consideração que muitos cursos online não oferecem mentoria, contato e espaço para trocar ideias ou tirar dúvidas. Por isso, é aconselhável dar preferência para os cursos online que tenham esses diferenciais, mesmo que sejam um pouco mais onerosos. Ah, prefira aqueles que emitem certificado, fechado?

2) Sites e vídeos

Outra dica para aprender programação do zero. Você sabia que existem milhares de conteúdos na internet sobre esse assunto? E muitos deles são de graça. São vídeos, fóruns e sites que ensinam uma pessoa a programar, mesmo que ela não saiba nada. É só procurar. A duração costuma ser de apenas três meses.

Como não há um professor ou instrutor, o processo de aprendizagem pode demorar mais. Por isso, recomenda-se que você opte por essa metodologia somente se já tiver uma certa familiaridade com a área da programação ou com raciocínio lógico, fechado? Caso contrário, pode ser um pouco mais complexo.

A didática desse tipo de conteúdo não segue uma estrutura previamente definida como em outras formas de ensino. Ou seja, cada estudante cria o seu próprio método de aprendizagem. Além disso, não existem mentorias dos responsáveis, o que pode deixar o aluno iniciante um pouco perdido.

3) Aprender programação do zero: Universidade

Essa talvez seja a maneira mais indicada para você ficar craque em programação de computadores. Os cursos superiores de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências ou Engenharia da Computação e Sistemas de Informação são os mais recomendados.

Se você deseja ter sucesso como Programador e está disposto a estudar bastante, basta escolher um desses cursos. A duração de cada um deles costuma ser de quatro anos e exige um alto investimento financeiro da sua parte.

Dependendo da universidade escolhida, o estudante aprende teoria e prática, o que dá mais base para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, além de aumentar as chances de conseguir um bom emprego na área.

4) Curso técnico de programação

Para uma pessoa aprender programação do zero, ela também pode investir em um bom curso técnico. Se você não tem condições de fazer um curso superior na área, essa modalidade, além de ter uma duração menor (cerca de um ano e meio a dois anos), também tem um investimento mais modesto.

O melhor de tudo é que você tem centenas de opções. Basta escolher. O diferencial é que um bom curso técnico também oferece certificação de conclusão. E isso pode ser um baita diferencial na hora de um processo seletivo em uma empresa, por exemplo.

5) Bootcamps

Por fim, a última dica para aprender programação do zero. Essa modalidade de ensino é desconhecia para muita gente. Os bootcamps são cursos de curtíssima duração (podem durar poucos dias), porém bastante intensos. Se você tem pouco livre para aprender, essa pode ser uma maneira interessante.

O funcionamento acontece da seguinte forma: aprendizes e Programadores experientes fazem reuniões online, participam de workshops, aulas e ainda têm a chance de aumentar o networking na área. Apesar de não ser uma das opções mais em conta, essa forma vem se popularizando nos últimos tempos.

O que um Programador pode fazer?

Complexos sistemas, bancos de dados e softwares só existem por causa da programação, sabia? Esse profissional, depois de se aperfeiçoar nessa área, se torna apto a desenvolver sites, aplicativos (para computadores ou celulares em geral), games e até os mais variados tipos de sistemas operacionais.

O mercado de trabalho é bastante amplo, nesse sentido. É possível trabalhar como profissional autônomo ou no formato CLT em alguma empresa de Tecnologia, por exemplo.

Por isso, se você quer aprender programação do zero, mas não sabe por onde começar, escolha uma das opções citadas acima e mantenha o foco em seu aprendizado. Boa sorte.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.