Plantas para ambientes com pouca luz: Conheça 7 espécies que se adaptam bem à sombra

Existem algumas espécies de plantas que se adaptam muito bem a ambientes com pouca luz, como alguns cômodos de casa. Confira 7 espécies que se dão bem com a sombra.

Ultimamente as plantas caíram no gosto popular e se transformaram em objetos quase que obrigatórios dentro de casa. Existem espécies que se adaptam muito bem a esses ambientes, enquanto outras são indicadas para outros locais.

continua depois da publicidade

Dessa forma, antes de escolher a planta que vai compor o ambiente de casa, é preciso estar atento às exigências de cada espécie, pois existem várias particularidades no mundo da botânica. Isso porque algumas plantas não se dão bem em locais fechados, enquanto outras se adaptam melhor. Além disso, existem uma série de outros fatores que devem ser observados antes de cultivar uma planta.

Portanto, plantas de sombra em locais internos são perfeitas para compor os ambientes de locais com pouca luz, mantendo sua beleza mesmo com pouca ocorrência da luz solar. Confira a seguir 7 plantas para ambientes com pouca luz.

7 espécies de plantas que se adaptam à sombra

Leia também

Existem inúmeras espécies de plantas que se adaptam bem aos ambientes internos, mas as que são mais indicadas para esse tipo de lugar são as plantas de sombra. Elas não recebem luz direta do sol e, mesmo com pouca luminosidade, elas conseguem realizar a fotossíntese e viver de forma saudável.

continua depois da publicidade

Essas características das plantas fazem delas ótimas escolhas para composição de ambientes internos, de preferência longe das janelas dos apartamentos, ou outros locais que sejam banhados pela luz solar.

Acompanhe a seguir uma lista com 7 espécies que se adaptam muito bem às sombras, compondo os ambientes com pouca luz:

1 – Cróton

Essa planta possui folhas longas, de coloração bem chamativa em tons de vermelhos que se confundem em toda a extensão da folha. Ela sobrevive em locais com meia sombra e mais úmidos.

continua depois da publicidade

2 – Costela-de-adão

A espécie é figura carimbada em apartamentos com locais onde a luz do sol não chega. A Costela de Adão é fácil de cuidar e deve ser regada de forma regular, para que o solo fique sempre úmido. Outra dica é colocá-la em vasos maiores, para que ela se desenvolva tranquilamente.

3 – Avenca

Outro exemplo de planta que se adapta bem a locais com pouca luz é a Avenca. Seus cuidados envolvem regas frequentes, principalmente em meses mais quentes. Por isso, opte por colocar a planta em um cantinho bem distante da janela, de preferência um lugar mais reservado da casa.

continua depois da publicidade

4 – Orquídeas

As orquídeas são plantas indicadas para locais com luminosidade indireta, e devem evitar ambientes com muito vento e luz em excesso. Durante os meses de mais calor, a dica é fazer a rega duas vezes por semana.

5 – Begônia

A begônia é uma planta conhecida pelas suas cores que se destacam em qualquer ambiente. Além disso, essa espécie é super indicada para ambientes que trazem pouca luz e que tenham muitas sombras.

Para cuidar da begônia de forma adequada, procure fazer regas apenas quando o solo estiver bastante seco, de preferência de três ou quatro dias.

6 – Samambaia

A samambaia é uma das plantas mais famosas, sendo encontrada em vários lares brasileiros. Nativa das florestas tropicais, essa planta prefere ambientes com pouca luminosidade para se desenvolverem de forma plena.

Procure cultivá-la em locais sem luz do sol e quentes. Evite locais frios, que tenham a presença de ar-condicionado, por exemplo. As regas devem acontecer com frequência, para manter o solo sempre úmido.

7 – Peperômia

Essa planta adora lugares com sombras e seu formato pendente torna o ambiente mais bonito com a presença desta espécie. A peperômia é uma espécie pendente que chama a atenção pelas suas folhas em formato de coração.

Ela exige cuidados que vão desde um solo bem trabalhado e úmido, com regas frequentes, a lugares quentes, com muita presença do sol, que devem ser evitados a todo custo.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade