Pedagogia: Veja 7 diferentes áreas de atuação para o profissional da área

Sonha em se formar ou já tem formação em Pedagogia? Conheça sete possíveis áreas de atuação para quem é graduado nesse curso e decole rumo ao sucesso profissional.

Você é daqueles que acredita que tem vocação para a área da Pedagogia, mas quer ter a certeza de que existem outros horizontes que podem ser explorados? Está lendo o artigo certo. Vamos te mostrar que o mercado de trabalho oferece outras possibilidades de atuação para quem é formado nesse curso.

A Pedagogia é uma área que tem muita versatilidade e dinamismo. Afinal de contas, a educação é um dos pilares da sociedade brasileira e de qualquer outro país. Continue a leitura até o final e escolha a carreira que tenha mais a ver com o seu perfil e habilidades.

Áreas de atuação para quem é formado em Pedagogia

1) Professor (a)

A Educação Infantil é uma opção de carreira para quem se forma em Pedagogia. O Pedagogo pode trabalhar com crianças de 0 a 6 anos de idade, atuando em todo o processo de alfabetização, desenvolvimento cognitivo, emocional e físico das mesmas.

Se você gosta dessa área e tem as habilidades comportamentais necessárias para lidar com crianças dessa faixa etária, pode se dar bem nessa profissão. Você pode trabalhar em creches, berçários, escolas públicas ou privadas. É só escolher.

2) Educação Especial

Se você pretende se graduar em Pedagogia, também pode trabalhar implementando intervenções pedagógicas para deixar a interação entre os estudantes portadores de deficiência física, intelectual e sensorial mais harmônica, no dia a dia.

É possível atuar em ONGs (Organização não Governamental), instituições de ensino públicas ou privadas. Quem se identifica com essa área e sonha em atuar na educação de estudantes com necessidades especiais, pode investir sem medo nela.

3) Pedagogia: Administração Escolar

Coordenação, direção ou supervisão escolar também é uma das possibilidades de atuação para quem se forma no curso de Pedagogia. O profissional vai trabalhar diretamente na administração de uma escola, seja ela pública ou privada.

Se você tem experiência anterior na área administrativa e, de quebra, é formado em Pedagogia, essa pode ser uma chance de ouro de se consolidar em sua carreira. O mercado de trabalho oferece inúmeras possibilidades para quem tiver as competências necessárias para exercer essa função.

4) Psicopedagogo

Essa também é uma área de atuação para quem se forma em Pedagogia. O Psicopedagogo é o responsável por estudar os processos que envolvem a aprendizagem de crianças, adolescentes e até adultos. Ele precisa identificar possíveis transtornos que possam atrapalhar a assimilação de um assunto.

Esse profssional pode atuar em hospitais, centros comunitários e até em ONGs. Ele também pode ter um consultório próprio e oferecer consultas ou mentoria para alunos e familiares. Tem afinidade com essa profissão? Trabalho não vai faltar.

5) Produção de material didático

O Pedagogo também pode trabalhar em editoras, na elaboração de material didático para escolas (públicas e privadas) do Ensino Fundamental e Médio, além de livros infantis diversos. Nas principais editoras brasileiras, existem bastante demanda de profissionais formados em Pedagogia.

Se você já tem experiência com a produção de materiais de cunho educativo ou sonha em trabalhar nessa profissão, tem muito trabalho te esperando por aí. É possível trabalhar no conforto de casa e ter horários flexíveis, no dia a dia. A maioria desses profissionais trabalham como autônomo.

6) Pedagogia: Pesquisas científicas

Mais uma possível área de atuação para quem se forma em Pedagogia. Você pode fazer carreira na área acadêmica realizando pesquisas de cunho educacional. Afinal de contas, é importante o fomento das pesquisas científicas para que novos métodos de ensino e aprendizagem sejam desenvolvidos ou aprimorados, não é mesmo?

É possível atuar em projetos de iniciação científica de universidades públicas ou privadas e até de escolas do Ensino Médio. Quem tem as competências necessárias para atuar nessa função e tem afinidade com ela, pode encontrar diversas possibilidades de atuação no mercado de trabalho.

7) Indústria de brinquedos

Por fim, a última das possíveis áreas de atuação para quem se forma em Pedagogia. O Pedagogo e sua equipe podem trabalhar desenvolvendo brinquedos educativos para uma determinada faixa etária. Vale lembrar que os projetos só se tornam realidade após estudos, pesquisas e debates na área.

Esse segmento sempre teve muita relevância, já que permite a criação de brinquedos que promovem a interação, possibilitam o aprendizado e fomentam a educação. Tudo isso de maneira lúdica, saudável e, sobretudo, divertida.

E aí, qual das áreas para quem é formado em Pedagogia você mais se identificou? Independente da sua escolha, leve sempre em consideração a sua afinidade com o cargo que será exercido. Lembre-se de que o seu trabalho precisa agregar o devido valor para a nossa sociedade. Boa sorte.

 

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.