Você já deve ter reparado naqueles pontinhos pretos que ficam na borda do para-brisa de seu carro, certo? Muitos podem achar que isso tem uma função meramente estética, mas a verdade é que sua utilidade vai muito além disso – e vamos te explicar em detalhes na matéria.
Aproveite a visita em nosso site e não se esqueça de explorar outros conteúdos que já publicamos por aqui. Além de curiosidades gerais e ciência, também cobrimos pautas com dicas de estudo, métodos de aprendizagem, notícias de concursos públicos abertos e muito mais.
Para aperfeiçoar a preparação dos concurseiros, disponibilizamos uma página com milhares de questões gratuitas para revisar as disciplinas com a qualidade que você merece. Os simulados podem ser filtrados por cargos ou matérias; e o melhor: você não paga nada por isso.
Afinal, para que servem os pontinhos pretos no para-brisa?
Aqueles pontinhos pretos no para-brisa cumprem muito mais do que uma função estética no seu carro. De maneira objetiva, o recurso colabora para a estrutura e segurança do vidro. Os pontinhos são fabricados a partir de uma tinta de cerâmica “cozida”.
Ela, por sua vez, não pode ser removida tão facilmente. Por ser áspera, a tinta não garante apenas uma superfície melhor e mais aderente para o selante que conecta a janela, conforme noticiou o IFLScience. Ela protege a cola da luz ultravioleta e, sem isso, o vidro quebraria.
Ou seja, podemos dizer que os pontinhos pretos servem para simplesmente manter o para-brisa preso no veículo, evitando qualquer tipo de problema de segurança que tenderia a surgir com o tempo. É uma forma inteligente e estratégica de deixar as coisas funcionando.
E, sim, muitas vezes as pessoas subestimam sua funcionalidade e importância, mas se trata de uma grande conquista da engenharia nos tempos modernos. E também existe uma função bem interessante relacionada aos pontinhos, que também ajuda na segurança.
O degradê se dissolve no centro do painel, geralmente, colaborando para reduzir uma distorção óptica que é conhecida como “lensing”, em tradução literal do inglês. Ao permitir uma transição bem suave do preto para o transparente, a mágica simplesmente acontece.
O efeito dissipa o calor de uma maneira mais uniforme pela tela. Além disso, é claro que elas cumprem um papel considerado como estético. Até porque o gradiente é bonito de se ver, mas é ainda mais interessante perceber a sua função para a estrutura e segurança do veículo.