Quando a chegada de um bebê se aproxima, uma das tarefas mais difíceis é a escolha do nome, principalmente quando os pais não chegam a um acordo. Muitas pessoas optam por nomes da moda, como de artistas internacionais, mas existem muitos nomes de origem indígena que trazem um significado muito especial.
As palavras indígenas estão muito presentes em nosso vocabulário, afinal de contas são muitos os dialetos existentes, sendo a língua tupi-guarani o principal deles.
Separamos uma lista de 13 nomes próprios que têm origem indígena. Será se o seu está entre eles?
Nomes próprios indígenas
Os nomes indígenas tem uma beleza própria, pois eles não são escolhidos sem sentido. Sua inspiração vem da natureza, por isso são tão apreciados, mesmo por quem não possui essa origem.
Segundo estudiosos, são os pajés (pessoas que se destacam dentro dos povos indígenas) que definem o nome de quem vem ao mundo. E essa escolha é feita conforme a primeira visão que os pais tinham, quando o bebê nasce.
Confira 13 nomes próprios de origem indígena, veja se o seu consta na lista e saiba o significado de cada um deles.
Nomes indígenas femininos
1. Mayara
Um belo nome de origem indígena e bem popular aqui no Brasil. O significado é “bisavó”, uma vez que sua origem vem das palavras mãe (maya) e avó por parte de mãe (aryia).
2. Amana
Um nome não tão comum quanto o anterior, mas que tem uma beleza especial. Seu significado é água que vem do céu.
3. Yara
Outro nome bem comum no Brasil, significa “senhora da água”, “mãe d’água” ou simplesmente “senhora”. Segundo a mitologia indígena, esse também é o nome de uma sereia que habita rios e lagos.
4. Janaína
Um nome tão comum no Brasil, que muitos nem se dão conta da sua origem indígena. Significa “deusa do mar”, “rainha do mar” ou “mãe dos peixes”. Esse também é um dos nomes de Iemanjá.
5. Tainá
Um nome que já virou tema de filme brasileiro. Seu significado é “estrela” ou “estrela da manhã” e na língua tupi-guarani, é uma designação para os astros celestes.
6. Jaciara
“Senhora da lua”, “nascida da lua” ou “dona da lua” são alguns dos significados para esse nome indígena. É a junção de “yaci”, que significa lua, e “yara”, que signifca “senhora”.
7. Moema
Significa aquela que está adoçando, uma vez que se origina no tupi “moeemo”, que significa adoçando.
Nomes indígenas masculinos
8. Kauê
É uma variante de outro nome indígena, Kauã. Esse é um nome que os índios davam para aves de rapina da família dos falcões.
9. Raoni
Seu significado é “chefe” ou “grande guerreiro”. Seu nome carrega em si a bravura do povo indígena.
10. Rudá
É um nome que vem ganhando popularidade no Brasil e é considerado o “Deus do amor” na tradição indígena.
11. Jandir
Significa “abelha de mel” ou “homem agradável” e é a variação masculina do nome Jandira. Também pode ter o significado de “melífluo”, ou seja, “que flui do mel”, carregando um sentido de agradável e harmonioso.
12. Peri
Nome de origem indígena que signfica “junco”, que é um gênero de planta. É também o nome de um personagem histórico, presente na obra de José de Alencar.
13. Ubirajara
Origina-se da língua tupi, na qual o termo “übürai’yara” tem o significado de “senhor da lança” ou “senhor da vara”, portanto, referindo-se a um guerreiro.