O planeta Terra suporta até quantas pessoas?

Para começo de conversa, é válido ressaltar que existem inúmeros estudos a respeito disso. A resposta, então, não é única e nem há consenso sobre a quantidade.

Em 2022, atingimos a marca de aproximadamente 8 bilhões de pessoas no mundo. Os estudiosos exprimem inúmeras preocupações em relação à quantidade de seres humanos e os recursos naturais que estão disponíveis para todos.

continua depois da publicidade

Inclusive, projeções elaborados pela Organização das Nações Unidas (ONU) afirmam que o planeta pode chegar ao patamar de 10,9 bilhões de pessoas até a virada do próximo século. Ou seja, até 2100. Isso pode representar um problema e risco para o nosso planeta?

Afinal, até quantas pessoas a Terra realmente consegue suportar? Vamos discorrer mais sobre o assunto ao longo de nossa matéria. Lembre-se compartilhar o conhecimento com mais pessoas que também precisam ficar por dentro dos estudos a respeito de nosso planeta.

Leia também

Afinal, até quantas pessoas a Terra consegue suportar?

Para começo de conversa, é válido ressaltar que existem inúmeros estudos a respeito do assunto. A resposta, então, não é única e nem há consenso sobre a quantidade exata que a Terra realmente consegue suportar, considerando os recursos disponíveis e mais fatores.

continua depois da publicidade

Uma das primeiras pesquisas foram realizadas ainda em 1679 pelo Anton von Leewenhoek. Na época, o estudioso constatou que o planeta poderia suportar o máximo de 13,4 bilhões de pessoas. Mas as estimativas não pararam por aí.

Outros pesquisadores começaram a teorizar a respeito do assunto e cada um trouxe uma contribuição diferente, dependendo da época em que os estudos foram registrados no mundo. Em termos gerais, a quantidade gira em torno de uma grande “margem” de erro.

Ou seja, entre 1 bilhão e 1 trilhão! Isso é muito e bem abrangente, não é? Pensando no contexto de recorrentes desmatamentos, poluições e usos exarcebado de recursos naturais, talvez o limite seja bem menor do que os estudiosos preconizavam séculos atrás.

continua depois da publicidade

Em seu livro “The Future of Life”, o sociobiólogo Edward O. Wilson informou que, independentemente do contexto, há um limite de quantidade disponível de alimentos orgânicos no mundo. Ele chegou a levantar uma hipótese que está longe de ser uma realidade.

Ainda que todos virassem vegetarianos no mundo, os frutos da terra arável comportaria aproximadamente 10 bilhões de pessoas. De qualquer forma, a situação realmente é delicada ao considerarmos o contexto atual.

O aumento exponencial da população cria consequências caso não haja um consumo consciente dos recursos naturais e isso envolve um esforço global de diversos setores da sociedade. E aí, agora está mais por dentro do assunto?

Pois é, nós só temos este planeta e precisamos, de fato, pensar no futuro para que os nossos recursos não se tornem escassos até mesmo para quem já nasceu e contempla as 8 bilhões de pessoas atualmente no mundo.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade