Desde a antiguidade podemos perceber que frequentemente novas tecnologias são criadas e trazem grandes transformações tanto na vida das pessoas, quanto em inúmeros setores da economia. Além disso, a aceleração da transformação digital vem sendo cada dia mais impulsionada e acompanhada de muitos investimentos.
Uma pesquisa realizada pela Harvard Business Review Analytic Services e NTT DATA, que ouviu 316 executivos do Chile, Argentina, Brasil, Peru, Colômbia e México, apontou que 90% deles tem a intenção de aumentar seus investimentos em tecnologia nos próximos anos. Diante disso, listamos abaixo 5 novas tecnologias que serão tendências em 2023, confira.
5 tendências tecnológicas para o próximo ano
1. Inteligência Artificial
No ano de 2023, a Inteligência Artificial (IA) se tornará realidade em diversos setores. Essa tendência já está presente em alguns mercados varejistas, como exemplo, existem lojas de vestuário que usam a IA para sugerir roupas para seus clientes de acordo com seus tamanhos e preferências.
Alguns benefícios dessas tecnologias que poderão ser vistos em 2023 são:
- A realização de compras e entregas autônomas, através de novas facilidades para os consumidores comprarem e receberem bens ou serviços;
- A IA será capaz de aumentar diversos trabalhos em inúmeros setores;
- O comércio irá passar a implementar a inteligência artificial (IA) para gerenciar e automatizar os processos relativos à organização do estoque de produtos e assim será mais fácil comprar online e retirar na loja.
2. Os robôs se tornarão mais avançados
Já é comum vermos a utilização de robôs por algumas empresas, sendo usados como recepcionistas, bartenders, entre outras. No entanto, em 2023, os robôs passarão a se tornar ainda mais semelhantes com os humanos, tanto na aparência quanto na capacidade de desempenharem diversas atividades.
No próximo ano, acredita-se que eles poderão realizar trabalhos mais complexos em armazéns e fábricas, e até mesmo dentro de casa. Além disso, neste ano, o megaempresário Elon Musk, informou que estão sendo desenvolvidos dois protótipos de Robôs Humanoides Optimus e que entre 3 a 5 anos já será possível receber pedidos para que eles sejam vendidos.
3. Metaverso
Ultimamente ouvimos falar muito acerca do Metaverso. Essa também é uma das principais tendências para o próximo ano. Isso porque, a sua inserção terá um papel fundamental na integração das pessoas no desenvolvimento tecnológico.
Ainda, de acordo com um estudo da Gartner, mais de 40% das grandes empresas mundiais irão começar a utilizar uma combinação de Web3, realidade aumentada, nuvem entre outros processos digitais em programas que tem como base o metaverso, para gerar uma elevação de rendimentos.
4. Web 3.0
A Web3 também será uma tendência em 2023. Ela é tida como um novo avanço da internet, pois possibilita que os usuários controlem de forma total as suas atividades on-line. Diante disso, as pessoas poderão ter mais privacidade e autonomia quanto ao armazenamento de seus dados.
Nos processos anteriores da internet, isto é, na Web1 e a Web2, o armazenamento de dados estava centrado, por exemplo, no Google e em grandes empresas. Já nos próximos anos, haverá uma descentralização que permite que as pessoas utilizem outras plataformas para realizar suas tarefas online.
5. Rede 5G
Por fim, a tecnologia 5G já é uma realidade que vem sendo implementada em diversas cidades do Brasil. O uso do 5G que oferece uma maior velocidade na transmissão de dados vai crescer ainda mais em 2023.
Alguns dos benefícios do uso dessa tecnologia no próximo ano são:
- A rede de internet 5G auxiliará em boas transformações digitais e aumento de renda nas indústrias e negócios no Brasil;
- Através do 5G o compartilhamento de dados das máquinas para a nuvem será otimizado;
- A produção de informações dos processos gerados pelo 5G e organizados por plataformas em nuvem permite maior eficiência na gestão de empresas e aumenta os ganhos de competitividade global.