A Prefeitura de Porto Alegre divulgou dois documentos anunciando a formação de comissões organizadoras do seu novo concurso. As publicações foram feitas no Diário Oficial da capital do Rio Grande do Sul.
Nos dois casos, os grupos de trabalho são compostos por quatro servidores da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (SMAP), responsável pela autorização da seleção.
Além disso, cada comissão possui ainda um membro servidor da respectiva Secretaria Municipal ofertante das vagas: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos (SMDETE) e Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SMPG).
Andamento da seleção

Concurso Prefeitura de Porto Alegre vai oferecer vagas em diferentes áreas. Foto: Montagem / Concursos no Brasil
As assinaturas com as comissões organizadoras foram tomadas nos dias 12 de setembro com a SMDETE e 02 de outubro com a SMPG. Os anúncios foram feitos oficialmente nos dias 15 de setembro e 08 de outubro, respectivamente, informando que as comissões ficarão válidas até a homologação do certame.
Como a oferta será para duas Secretarias diferentes é provável que a seleção seja realizada por meio de dois editais distintos, seguindo o padrão de seleções anteriores.
O próximo passo para dar prosseguimento à organização da seleção é a definição de banca organizadora. No caso do edital publicado em agosto deste ano, a responsável pela execução foi a Fundação La Salle. Essa empresa pode ser considerada para cuidar dos novos editais.
Qual será a oferta
O quantitativo de vagas ainda não foi divulgado em nenhum dos dois casos, mas já se sabe quais cargos serão contemplados pelo concurso Prefeitura de Porto Alegre. No caso da Secretaria de Turismo, a oportunidade será para Técnico em Turismo, que deve exigir nível técnico ou superior na área de atuação.
Já para a Secretaria de Planejamento será ofertada a função de Analista de Tecnologia da Informação e Comunicação. Essa deve requerer nível superior completo em Informática, Tecnologia da Informação (TI) ou áreas correlatas.
A média salarial fica em torno de R$ 3 mil iniciais em ambos os casos e pode variar dependendo das atividades específicas. A classificação dos candidatos deve contar com, pelo menos, prova objetiva.