Neste ano, o quinto e último lote principal da restituição do Imposto de Renda (IRPF) será pago no dia 30/9. A maior parte do valor será depositada para os contribuintes sem prioridade no reembolso, já que os demais públicos prioritários receberam nas rodadas anteriores.
O novo pagamento será efetuado na conta ou chave Pix do tipo CPF, desde que alguma das opções tenha sido informada na declaração do Imposto de Renda. Mas, afinal, quando será aberta a consulta para o 5º lote? Já existem informações atualizadas sobre essa última rodada?
Antes de mais nada, vale salientar que a restituição é uma forma de devolver valores pagos a mais em tributos durante o ano de referência. O sistema da Receita Federal realiza um cálculo automático a partir do instante em que os contribuintes preenchem as informações do IRPF.
O mesmo órgão público gerencia os pagamentos em cinco lotes principais, além dos remanescentes que são pagos em meses posteriores. Em 2025, a primeira rodada foi paga em 30/5, na mesma data em que foi encerrado o prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda.
Já no dia 30/6, foi a vez do segundo lote. O terceiro foi depositado no final de julho, 31/7. Já o quarto e penúltimo foi pago em 29/8. Por sua vez, as transferências do quinto e último lote serão feitas no final de setembro, 30/9, que cairá numa sexta-feira.
Ordem de prioridade
Durante o calendário da restituição, a Receita Federal segue uma lista de prioridade para atender públicos específicos. É o caso de contribuintes com idade acima de 80 anos, que aparecem no topo e geralmente possuem direito ao valor antes dos outros.
Neste ano, o Fisco resolveu ajustar um dos critérios de prioridade, adicionando cidadãos que usaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber via Pix do tipo CPF. Confira a ordem oficial que foi seguida nas restituições deste ano:
- Cidadão com idade igual ou superior a 80 anos;
- Idade igual ou superior a 60 anos, além de pessoas com deficiência (PcDs) e portadores de moléstia grave;
- Cidadãos em que a maior fonte de renda seja o magistério;
- Cidadãos que usaram a declaração pré-preenchida e, ao mesmo tempo, escolheram receber a restituição na modalidade de Pix (chave do tipo CPF);
- Cidadãos que usaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber na modalidade Pix (chave do tipo CPF).
Como grande parte dos grupos já recebeu o valor nos quatro lotes anteriores, a quinta rodada terá como foco o público geral, ou seja, os contribuintes que não fazem parte da lista e deixaram para enviar a declaração pouco antes do encerramento do prazo.
Quando a consulta será aberta?

A restituição do tributo acontece no calendário regular e no residual. Foto: Reprodução/Agência Brasil
Assim como ocorreu nos lotes anteriores, a consulta da quinta rodada será liberada na semana anterior aos depósitos. Quando chegar o momento, os interessados devem acessar a página da Receita Federal que foi criada para esse tipo de procedimento.
Os usuários, ao acessar o site, devem preencher os campos correspondentes (data de nascimento e CPF), além de marcar a opção “2025” no campo de “exercício”. Em seguida, basta seguir os passos indicados, clicar em “Consultar” e aguardar o carregamento da página.
A Receita Federal reunirá todas as informações, como a data em que o quinto lote será pago e os dados bancários (ou chave Pix) para recebimento. Caso o contribuinte não esteja incluído na lista e também não tenha sido contemplado nos lotes anteriores, será preciso acessar o e-CAC.
Pelo Central Virtual de Atendimento ao Contribuinte, será possível tirar o extrato da declaração para acompanhar o status.
Os cidadãos devem observar se existe alguma pendência no documento, sendo possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes residuais da malha fina.