A partir das 10h desta sexta-feira, 23/5, os contribuintes que enviaram a declaração do Imposto de Renda (IRPF) já podem realizar a consulta oficial do primeiro lote da restituição. O Governo Federal informou que a rodada também abrange os valores residuais de exercícios anteriores.
Esse será o maior lote de restituição até o momento. De acordo com as informações consolidadas, 6.256.108 pessoas físicas terão direito ao depósito no dia 30/5. O montante totaliza R$ 11 bilhões, que serão distribuídos com base na lógica vigente do Fisco.
Sendo assim, R$ 7.811.380.786,21 do total serão distribuídos aos contribuintes que possuem prioridade legal na lista. Cerca de 240 mil idosos com idade acima de 80 anos irão receber o valor na primeira rodada, além de 2,3 milhões de contribuintes com idade entre 60 e 79 anos.
Outras 199,3 mil pessoas com deficiência ou moléstia grave devem ser contempladas em paralelo. Seguindo a ordem, a liberação também será feita para aproximadamente 1 milhão de pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Ademais, 2,3 milhões de pessoas também receberão o valor pendente junto à Receita Federal. Esse público em específico usou a declaração pré-preenchida e, ao mesmo tempo, optou pelo depósito com a chave Pix (dígitos do CPF).
“A Receita Federal do Brasil (RFB) assume o compromisso de realizar o pagamento de restituições apenas em conta bancária de titularidade do contribuinte. Dessa forma, as rotinas de segurança impedem o pagamento caso ocorra erro nos dados bancários informados ou algum problema na conta destino”, informa o Governo Federal em nota.
Como consultar o 1º lote da restituição do IRPF?
O passo a passo para realizar a consulta é bastante intuitivo. Em linhas gerais, os contribuintes devem acessar a página destinada para essa finalidade, que foi criada pela Receita Federal. Será necessário informar a data de nascimento e os dígitos do CPF.
Certifique-se de que o ano de exercício está marcado em “2025”. Siga as instruções para finalizar o procedimento e clique em “Consultar”. A página te redirecionará para as informações. E como saber se você será contemplado na primeira rodada da restituição?
Caso apareça “30 de maio” como a data de pagamento, é sinal de que você foi incluído no grupo do primeiro lote. Os dados bancários ou chave Pix também ficarão disponíveis, ou seja, as mesmas informações que foram preenchidas durante a declaração do Imposto de Renda.
Se o sistema apresentar a mensagem “em fila de restituição”, quer dizer que você será alocado para outro lote de pagamento, ainda a ser confirmado. Vale salientar que a Receita Federal segue uma ordem de prioridade, que será atendida com o passar dos meses.
“A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC”, explica o Governo Federal.
Se houver pendências na declaração, o contribuinte poderá retificar os dados anteriormente preenchidos. A Receita Federal concede a possibilidade de corrigir as informações que foram digitadas de maneira equivocada, por exemplo.
Também é possível efetuar a consulta pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda”, que pode ser baixado em celulares Android e iOS, bem como em tablets. A plataforma fornece condições para consultar diretamente nas bases da Receita Federal os detalhes pertinentes da restituição.
Próximos lotes de pagamento
Caso sua declaração esteja correta e você não tenha sido contemplado com a restituição no primeiro lote, saiba que ainda haverá mais quatro rodadas de pagamento. A ordem continuará sendo feita com base na lista de prioridade. Em seguida, haverá liberação para os demais.
Confira o calendário confirmado pela Receita Federal:
- Segundo lote: 30/6;
- Terceiro lote: 31/7;
- Quarto lote: 29/8;
- Quinto lote: 30/9.