O primeiro lote da restituição do Imposto de Renda (IRPF) será pago no dia 30/5, conforme calendário disponibilizado pela Receita Federal. No entanto, a consulta da rodada será liberada um pouco mais cedo. Os contribuintes poderão conferir as informações a partir desta semana.
Houve uma mudança na lista de prioridade para receber o valor do Fisco: neste ano, aqueles que adotaram a declaração pré-preenchida e, ao mesmo tempo, optaram por receber via Pix entram na ordem de preferência. A Receita Federal informou que a chave precisa ser os dígitos do CPF.
As demais regras seguem inalteradas. Isso quer dizer que, ao todo, haverá cinco lotes principais de restituição. Aqueles que entrarem na malha fina e regularizarem a situação posteriormente entrarão no calendário residual, mas as datas ainda não foram confirmadas.
A consulta da primeira rodada poderá ser feita pela internet, como ocorreu nos anos anteriores. Existe uma página exclusiva para esta finalidade. O passo a passo é simples, sendo necessário preencher alguns campos, como data de nascimento e números do CPF.
Qual é a ordem atualizada de prioridade?
O prazo para envio da declaração do Imposto de Renda será encerrado às 23h59 do dia 30/5, mesma data em que o primeiro lote da restituição será pago. No entanto, é válido ressaltar que fazer a entrega mais cedo nem sempre significa receber o valor antes dos demais.
Existe uma ordem de prioridade que é seguida para a concessão dos valores, a começar pelos idosos com idade igual ou superior a 80 anos. Confira a lista atualizada:
- Cidadão com idade igual ou superior a 80 anos;
- Idade igual ou superior a 60 anos, além de pessoas com deficiência (PcDs) e portadores de moléstia grave;
- Cidadãos em que a maior fonte seja o magistério;
- Cidadãos que usaram a declaração pré-preenchida e, ao mesmo tempo, escolheram receber a restituição na modalidade de Pix;
- Cidadãos que usaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber na modalidade Pix;
- Demais contribuintes que possuírem direito à restituição do Imposto de Renda em 2025.
Vale ressaltar que, para entrar na lista de prioridade no caso de pagamento via Pix, é necessário que a chave seja o CPF, conforme regras vigentes da Receita Federal. Nenhuma outra chave é considerada como parâmetro de preferência nos valores a serem restituídos.
Quando a consulta ficará aberta?

A restituição do IRPF acontece no calendário regular e no residual. O primeiro lote deste ano será pago em 30/5. Foto: Reprodução/Agência Brasil
Geralmente, a consulta de cada lote da restituição é liberada uma semana antes do respectivo pagamento. Isso quer dizer que as informações, ao que tudo indica, ficarão disponíveis a partir das 10h desta sexta-feira, 23/5. No entanto, os detalhes ainda não foram confirmados.
Sabemos, por outro lado, que a consulta estará aberta em algum momento desta semana. Quando chegar o momento, os contribuintes devem acessar a plataforma criada para essa finalidade. Bastará preencher os campos de data de nascimento e número do CPF.
Certifique-se de que o ano de exercício esteja marcado em “2025”. Ao clicar em consultar, a página te redirecionará para as informações correspondentes. Se aparecer a mensagem “em fila de restituição”, é sinal de que você não será contemplado no primeiro lote.
Se você for contemplado nesta rodada, a mensagem será outra: aparecerão os dados bancários (ou chave Pix) e o valor a ser restituído, além de “30 de maio” como a data oficial para o depósito.
Calendário oficial da restituição do IRPF
São cinco lotes no total. Os pagamentos serão feitos em maio, junho, julho, agosto e setembro. Confira o cronograma confirmado:
- Primeiro lote: 30/5;
- Segundo lote: 30/6;
- Terceiro lote: 31/7;
- Quarto lote: 29/8;
- Quinto lote: 30/9.