Empresas interessadas em organizar do novo processo seletivo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) estão com prazo marcado para enviarem suas propostas. A determinação foi dada pelo Instituto nesta terça-feira (12/05).
De acordo com o novo aviso de contratação direta, publicado no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), a sessão para os lances será no próximo dia 28 de maio, das 8h às 12h.
Como será feita a escolha de banca?

Processo seletivo IBGE contará com dois editais. Foto: montagem / Concursos no Brasil
As bancas organizadoras serão julgadas pelo menor preço visando escolha mais vantajosa. Cada instituição só poderá oferecer um valor menor ou percentual de desconto superior em relação ao seu último lance.
“O fornecedor com a melhor proposta deverá encaminhar planilha com indicação de custos unitários e formação de preços”, diz o aviso. O processo de envio dos projetos, registros de preço e seleção acontecerá de maneira eletrônica por meio do site Compras.gov.br.
O valor de referência para o edital com vagas a Agente de Pesquisa e Mapeamento é de R$ 7,1 milhões, enquanto para o edital de Supervisores de Coleta e Qualidade o valor é de R$ 4,3 milhões. As quantias levam em consideração os números de vagas do processo seletivo IBGE: 8.480 e 1.100 respectivamente.
O que faz uma banca organizadora?
O aviso de contratação direta nº 06/2025 informa todas as atividades a serem desenvolvidas pela empresa escolhida. A banca organizadora contratada para a nova seleção do IBGE deverá, entre outras coisas:
- elaborar os editais conforme informações recebidas do Instituto, submetendo o documento para aprovação;
- publicar os editais e demais comunicados sobre o certame;
- disponibilizar versão para impressão do edital, as instruções de pagamento de taxa e recibo de inscrição;
- coordenar, receber e efetivar as inscrições via Internet;
- fazer a divulgação do certame em diferentes meios de comunicação;
- atender e responder aos candidatos com dúvidas sobre a participação;
- encaminhar confirmação de inscrição aos candidatos;
- elaborar, imprimir, embalar, lacrar, distribuir, aplicar e corrigir as provas escritas;
- elaborar, imprimir e distribuir os cartões-resposta;
- contratar e efetuar o pagamento de pessoal para aplicação das provas.