Nesta segunda-feira (12/05), o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) divulgou a banca organizadora do seu novo edital. O concurso Bombeiros DF 2025 ficará sob a responsabilidade do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN).
O acordo foi fechado pelo valor de R$ 3.510.00,00 e publicado por meio de Aviso de Dispensa de Licitação nº 22/2025 no Diário Oficial do Distrito Federal. O documento foi assinado pela Diretora de Contrações e Aquisições da corporação, Sueli Bomfim de Matos Pereira.
Edital Bombeiros DF pode estar perto de ser lançado

Concurso Bombeiros DF deve ter edital publicado em breve. Foto: montagem / Concursos no Brasil
O IDECAN foi a banca organizadora do último edital do CBMDF, no ano de 2016. Agora, está novamente contratado para cuidar do certame previsto para 2025. Esse é um passo importante que coloca em prática os trâmites do novo edital.
Isso porque a seleção é aguardada há três anos, tendo recebido o o aval para abertura de mais de 350 vagas imediatas em abril de 2022. Antes da recente divulgação da banca, o governador Ibaneis Rocha voltou a comentar sobre a seleção.
Em abril deste ano, ele anunciou que seria necessário um novo edital, visto que o Corpo de Bombeiros precisa recompor o quadro de servidores devido às aposentadorias.
Cerca de um mês após o discurso, o órgão definiu a empresa que será responsável por cuidar de todos os detalhes do novo concurso Bombeiros DF. O IDECAN vai realizar desde a elaboração do edital, recebimento das inscrições, aplicação e correção de provas até a homologação dos resultados finais.
De acordo com a dispensa de licitação, a banca organizadora fará a “execução de serviço técnico especializado em organização e realização de concurso público para os Quadros de Oficiais e Praças”.
Quais são as vagas esperadas?
Ao que tudo indica, o concurso Bombeiros DF 2025 deve seguir o quantitativo e os cargos anunciados em 2022. A expectativa é de que 356 oportunidades sejam liberadas para profissionais de nível superior.
Dessas, 310 devem ser para o Quadro de Praças do CBMDF, e as demais para o Quadro de Oficiais nas seguintes categorias:
- Combatentes: 23 vagas;
- Médicos: 10 vagas;
- Cirurgiões-Dentistas: 3 vagas;
- Complementares: 10 vagas.
Os candidatos devem ser submetidos a provas escritas, exames médicos, avaliação psicológica, sindicância da vida pregressa, investigação social e curso de formação.