Vem aí tempestades e fortes chuvas em mais de 1,8 mil cidades

Vários avisos foram emitidos pelo INMET com a previsão do tempo. Existe o risco de queda de granizo durante tempestades na região Sul. Confira mais informações.

Novos avisos sobre a previsão do tempo foram divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A expectativa é que 1.821 municípios enfrentem tempestades ou chuvas intensas a partir desta sexta-feira, 9/5. Os níveis de severidade variam de aviso para aviso.

continua depois da publicidade

Um acumulado de chuva, classificado como “perigo potencial”, segue previsto para o Nordeste Baiano, Sul Baiano, Metropolitana de Salvador, Centro Norte Baiano e Centro Sul Baiano até às 10h de sábado, 10. Nesse caso, o volume de água pode ficar entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia.

Outro acumulado pode se tornar realidade no Centro Ocidental Rio-grandense, Noroeste Rio-grandense, Sudeste Rio-grandense, Metropolitana de Porto Alegre, Centro Oriental Rio-grandense e Sudoeste Rio-grandense, com previsão vigente até às 16h desta sexta, 9.

Leia também

Por ter sido classificado como “perigo”, o cenário tende a ser de chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios em cidades com tais áreas de risco.

continua depois da publicidade

Já determinadas áreas do Norte e Nordeste devem passar por chuvas intensas, também classificadas como “perigo potencial”. Os ventos intensos podem ter velocidade de 40 km/h a 60 km/h. Há baixo risco de corte de energia, queda de galhos de árvores e alagamentos.

O temporal também seguirá vigente até às 10h de sábado, 10, mas para o Nordeste Paraense, Noroeste Cearense, Marajó, Leste Maranhense, Norte Maranhense, Baixo Amazonas, Sudoeste Paraense, Norte de Roraima, Norte do Amapá, Oeste Maranhense, dentre outras áreas.

Mais chuvas intensas

Ademais, o INMET divulgou outros dois alertas de chuvas intensas. Ambos devem vigorar até às 10h de sábado, 10. O primeiro comunicado foi definido como “perigo potencial” e abrange localidades de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.

continua depois da publicidade

Mais especificamente, Norte Pioneiro Paranaense, Metropolitana de Curitiba, Noroeste Paranaense, Norte Central Paranaense, Leste de Mato Grosso do Sul, Sudoeste de Mato Grosso do Sul, Itapetininga, Pantanais Sul Mato-grossense, Centro Oriental Paranaense, etc.

Por fim, a segunda notificação teve grau de severidade classificado como “perigo” e contempla algumas áreas, como Metropolitana de Curitiba, Centro Ocidental Paranaense, Noroeste Paranaense, Sudeste Paranaense, Norte Central Paranaense, entre outras.

E as tempestades?

Três avisos de tempestades, classificados como “perigo” e com risco de queda de granizo, também foram emitidos pelo instituto. O primeiro valerá até às 18h desta sexta, 9, para áreas como Noroeste Rio-grandense, Metropolitana de Porto Alegre, Nordeste Rio-grandense e Centro Oriental Rio-grandense.

Ventos podem ter velocidade de 60 km/h a 100 km/h. Existe a possibilidade considerável de corte de energia, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

continua depois da publicidade

Já o segundo se estenderá até às 23h59 de sexta, 9, e contempla Serrana, Oeste Catarinense, Vale do Itajaí, Noroeste Rio-grandense, Grande Florianópolis, Sudoeste Paranaense, Nordeste Rio-grandense, Norte Catarinense, além de outras áreas.

O último aviso valerá até às 10h de sábado, 10, para Sudoeste de Mato Grosso do Sul, Pantanais Sul Mato-grossense, Centro Norte de Mato Grosso do Sul e Leste de Mato Grosso do Sul. Nesse caso, a previsão também é de perigo devido a chuvas fortes e risco de alagamentos.

Leia também

Concursos em sua
cidade