Novos avisos sobre a previsão do tempo foram divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A expectativa é que 1.821 municípios enfrentem tempestades ou chuvas intensas a partir desta sexta-feira, 9/5. Os níveis de severidade variam de aviso para aviso.
Um acumulado de chuva, classificado como “perigo potencial”, segue previsto para o Nordeste Baiano, Sul Baiano, Metropolitana de Salvador, Centro Norte Baiano e Centro Sul Baiano até às 10h de sábado, 10. Nesse caso, o volume de água pode ficar entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia.
Outro acumulado pode se tornar realidade no Centro Ocidental Rio-grandense, Noroeste Rio-grandense, Sudeste Rio-grandense, Metropolitana de Porto Alegre, Centro Oriental Rio-grandense e Sudoeste Rio-grandense, com previsão vigente até às 16h desta sexta, 9.
Por ter sido classificado como “perigo”, o cenário tende a ser de chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios em cidades com tais áreas de risco.
Já determinadas áreas do Norte e Nordeste devem passar por chuvas intensas, também classificadas como “perigo potencial”. Os ventos intensos podem ter velocidade de 40 km/h a 60 km/h. Há baixo risco de corte de energia, queda de galhos de árvores e alagamentos.
O temporal também seguirá vigente até às 10h de sábado, 10, mas para o Nordeste Paraense, Noroeste Cearense, Marajó, Leste Maranhense, Norte Maranhense, Baixo Amazonas, Sudoeste Paraense, Norte de Roraima, Norte do Amapá, Oeste Maranhense, dentre outras áreas.
Mais chuvas intensas
Ademais, o INMET divulgou outros dois alertas de chuvas intensas. Ambos devem vigorar até às 10h de sábado, 10. O primeiro comunicado foi definido como “perigo potencial” e abrange localidades de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.
Mais especificamente, Norte Pioneiro Paranaense, Metropolitana de Curitiba, Noroeste Paranaense, Norte Central Paranaense, Leste de Mato Grosso do Sul, Sudoeste de Mato Grosso do Sul, Itapetininga, Pantanais Sul Mato-grossense, Centro Oriental Paranaense, etc.
Por fim, a segunda notificação teve grau de severidade classificado como “perigo” e contempla algumas áreas, como Metropolitana de Curitiba, Centro Ocidental Paranaense, Noroeste Paranaense, Sudeste Paranaense, Norte Central Paranaense, entre outras.
E as tempestades?
Três avisos de tempestades, classificados como “perigo” e com risco de queda de granizo, também foram emitidos pelo instituto. O primeiro valerá até às 18h desta sexta, 9, para áreas como Noroeste Rio-grandense, Metropolitana de Porto Alegre, Nordeste Rio-grandense e Centro Oriental Rio-grandense.
Ventos podem ter velocidade de 60 km/h a 100 km/h. Existe a possibilidade considerável de corte de energia, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Já o segundo se estenderá até às 23h59 de sexta, 9, e contempla Serrana, Oeste Catarinense, Vale do Itajaí, Noroeste Rio-grandense, Grande Florianópolis, Sudoeste Paranaense, Nordeste Rio-grandense, Norte Catarinense, além de outras áreas.
O último aviso valerá até às 10h de sábado, 10, para Sudoeste de Mato Grosso do Sul, Pantanais Sul Mato-grossense, Centro Norte de Mato Grosso do Sul e Leste de Mato Grosso do Sul. Nesse caso, a previsão também é de perigo devido a chuvas fortes e risco de alagamentos.