Vem aí tempestades e chuvas intensas em mais de 700 cidades

Novos alertas foram emitidos pelo INMET, com risco de tempestades ou chuvas de intensas no Norte, Nordeste, Sudeste e Sul. Confira a previsão atualizada.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou informações atualizadas sobre a previsão do tempo em boa parte do país. A partir desta quinta-feira, 8/5, pelo menos 711 municípios devem passar por fortes chuvas ou tempestades. Os níveis de severidade são diferentes.

continua depois da publicidade

No Nordeste Baiano, Sul Baiano, Metropolitana de Salvador, Litoral Norte Espírito-santense, Central Espírito-santense, Centro Norte Baiano e Centro Sul Baiano, existe a chance de acumulado de chuva, classificado como “perigo potencial”, entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia.

Há, no entanto, baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com tais áreas de risco. Esse aviso ficará vigente até às 10h de sexta, 9. É importante evitar o mau tempo e, ademais, o instituto desaconselha o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Leia também

“Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)”, destaca o INMET.

Tempestade no Rio Grande do Sul

Além disso, três avisos foram emitidos para áreas diferentes do Rio Grande do Sul. O instituto destaca a possibilidade de tempestade com níveis diferentes de severidade. O primeiro comunicado, classificado como “perigo”, valerá até às 22h desta quinta, 8, no Sudeste Rio-grandense.

continua depois da publicidade

O temporal poderá ter volume entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos (60 km/h a 100 km/h) e queda de granizo. Há o risco considerável de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Já a segunda notificação foi definida como “grande perigo” pela possibilidade de chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, além de ventos superiores a 100 km/h e queda de granizo. Nesse caso, a previsão se estenderá até às 12h de sexta, 9.

Sudoeste Rio-grandense, Centro Ocidental Rio-grandense, Noroeste Rio-grandense, Sudeste Rio-grandense, Metropolitana de Porto Alegre e Centro Oriental Rio-grandense podem ser afetados por corte de energia, danos em edificações, estragos em plantações e assim por diante.

continua depois da publicidade

Por fim, o terceiro aviso vale para o Noroeste Rio-grandense, Metropolitana de Porto Alegre, Nordeste Rio-grandense, Centro Oriental Rio-grandense, Oeste Catarinense e Centro Ocidental Rio-grandense. A tempestade foi classificada como “perigo” e se estenderá até às 18h de sexta, 9.

Chuvas intensas no Norte

Chuvas e tempestades hoje

No país, alguns estados estão sob alerta de chuvas intensas. Foto: Reprodução / Pixabay

Marajó, Baixo Amazonas, Centro Amazonense, Norte do Amapá, Norte Amazonense, Norte de Roraima, Sul Amazonense, Sul de Roraima, Sul do Amapá e Sudoeste Amazonense devem passar por chuvas intensas, com nível de severidade classificado como “perigo potencial”.

A previsão valerá até às 10h de sexta, 9, com chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h).

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade