O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou informações atualizadas sobre a previsão do tempo em boa parte do país. A partir desta quinta-feira, 8/5, pelo menos 711 municípios devem passar por fortes chuvas ou tempestades. Os níveis de severidade são diferentes.
No Nordeste Baiano, Sul Baiano, Metropolitana de Salvador, Litoral Norte Espírito-santense, Central Espírito-santense, Centro Norte Baiano e Centro Sul Baiano, existe a chance de acumulado de chuva, classificado como “perigo potencial”, entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia.
Há, no entanto, baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com tais áreas de risco. Esse aviso ficará vigente até às 10h de sexta, 9. É importante evitar o mau tempo e, ademais, o instituto desaconselha o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
“Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)”, destaca o INMET.
Tempestade no Rio Grande do Sul
Além disso, três avisos foram emitidos para áreas diferentes do Rio Grande do Sul. O instituto destaca a possibilidade de tempestade com níveis diferentes de severidade. O primeiro comunicado, classificado como “perigo”, valerá até às 22h desta quinta, 8, no Sudeste Rio-grandense.
O temporal poderá ter volume entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos (60 km/h a 100 km/h) e queda de granizo. Há o risco considerável de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Já a segunda notificação foi definida como “grande perigo” pela possibilidade de chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, além de ventos superiores a 100 km/h e queda de granizo. Nesse caso, a previsão se estenderá até às 12h de sexta, 9.
Sudoeste Rio-grandense, Centro Ocidental Rio-grandense, Noroeste Rio-grandense, Sudeste Rio-grandense, Metropolitana de Porto Alegre e Centro Oriental Rio-grandense podem ser afetados por corte de energia, danos em edificações, estragos em plantações e assim por diante.
Por fim, o terceiro aviso vale para o Noroeste Rio-grandense, Metropolitana de Porto Alegre, Nordeste Rio-grandense, Centro Oriental Rio-grandense, Oeste Catarinense e Centro Ocidental Rio-grandense. A tempestade foi classificada como “perigo” e se estenderá até às 18h de sexta, 9.
Chuvas intensas no Norte

No país, alguns estados estão sob alerta de chuvas intensas. Foto: Reprodução / Pixabay
Marajó, Baixo Amazonas, Centro Amazonense, Norte do Amapá, Norte Amazonense, Norte de Roraima, Sul Amazonense, Sul de Roraima, Sul do Amapá e Sudoeste Amazonense devem passar por chuvas intensas, com nível de severidade classificado como “perigo potencial”.
A previsão valerá até às 10h de sexta, 9, com chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h).