A restituição do Imposto de Renda é um momento bastante aguardado pelos contribuintes, especialmente quando existem valores a serem ressarcidos pela Receita Federal. A cada ano, os pagamentos são feitos por meio de pelo menos cinco lotes principais – e em datas distintas.
O escalonamento é feito a partir de uma ordem de prioridade, a começar pelos cidadãos que declararam o IRPF e têm, no mínimo, 80 anos de idade. Por isso, o ato de enviar mais cedo a declaração não assegura necessariamente o depósito da restituição logo no primeiro lote.
Mas como funciona a consulta para saber quando você irá receber? A Receita Federal destina uma página para este fim, mas os dados são atualizados um pouco antes do pagamento de cada lote, como ocorreu nos anos anteriores. Não é possível consultar todos de uma só vez.
Na verdade, o sistema apenas confirmará que você foi contemplado no lote que estiver prestes a ser depositado. É necessário, portanto, realizar a consulta a cada nova rodada, caso você ainda não tenha recebido o valor em algum dos lotes anteriores da restituição.
Vale salientar que a declaração do Imposto de Renda teve prazo aberto em 17/3 e se estenderá até às 23h59 do dia 30/5. Os contribuintes podem usar o documento pré-preenchido para facilitar o procedimento e, ao mesmo tempo, serem incluídos na ordem de prioridade.
O que é a restituição do Imposto de Renda?
Em poucas palavras, a restituição do Imposto de Renda é quando a Receita Federal devolve uma parte do dinheiro que foi pago a mais no tributo durante o ano. Isso pode acontecer por diversos motivos. Um exemplo são os descontos automáticos no seu salário-base.
A restituição também pode ser resultado de contribuições indevidas ou deduções legais que o contribuinte tem direito e que não foram consideradas na hora da cobrança. Quem tem gastos com saúde, educação, plano de previdência, etc., pode abater esses valores na declaração.
Quando essas deduções são somadas e o sistema verifica que, no total, você pagou imposto além do necessário, a Receita Federal calcula esse valor excedente e programa a devolução. Esse valor é ressarcido na conta bancária informada na sua declaração (ou por meio de chave Pix).
O pagamento, por sua vez, ocorre em cinco lotes principais ao longo do ano, conforme a ordem de envio da declaração e algumas prioridades que devem ser levadas em conta.
Ordem de prioridade
Nem sempre enviar a declaração mais cedo significa receber o valor a ser restituído nos primeiros lotes. Afinal, existe uma ordem de prioridade que é levada em conta pela Receita Federal. Em 2025, ficou dessa maneira:
- Cidadão com idade igual ou superior a 80 anos;
- Idade igual ou superior a 60 anos, além de pessoas com deficiência (PcDs) e portadores de moléstia grave;
- Cidadãos em que a maior fonte seja o magistério;
- Cidadãos que usaram a declaração pré-preenchida e, ao mesmo tempo, escolheram receber a restituição na modalidade de Pix;
- Cidadãos que usaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber na modalidade Pix;
- Demais contribuintes que possuírem direito à restituição do Imposto de Renda em 2025.
Quando será aberta a consulta do 1º lote?

A restituição do tributo é feita pela Receita Federal. Existem cinco lotes principais e uma ordem de prioridade. Foto: Reprodução/Agência Brasil
O primeiro lote da restituição do IRPF será pago no dia 30/5. Por sua vez, a consulta atualizada ficará disponível na semana anterior à transferência do pagamento. Quando chegar a hora, bastará acessar, pelo computador ou celular, a página feita para esta finalidade.
Será necessário inserir os dígitos do seu CPF, a data de nascimento e conferir se o “ano de exercício” está marcado com “2025”. Em seguida, os contribuintes devem clicar no botão “sou humano” e “consultar”. Uma nova página será aberta com as informações.
Caso você seja contemplado no primeiro lote, aparecerá essa mesma informação em sua tela, além dos dados de sua conta onde ocorrerá o depósito. Se não for dessa vez, o sistema apresentará a mensagem “em fila de restituição”, como geralmente acontece.
Calendário oficial da restituição em 2025
- Primeiro lote: 30/5;
- Segundo lote: 30/6;
- Terceiro lote: 31/7;
- Quarto lote: 29/8;
- Quinto lote: 30/9.