1º lote da restituição do IR: quando a consulta ficará disponível?

A consulta do primeiro lote poderá ser feita pelo sistema da Receita Federal destinado para este fim. Valor será depositado no dia 30/5. Confira mais detalhes.

A restituição do Imposto de Renda é um momento bastante aguardado pelos contribuintes, especialmente quando existem valores a serem ressarcidos pela Receita Federal. A cada ano, os pagamentos são feitos por meio de pelo menos cinco lotes principais – e em datas distintas.

continua depois da publicidade

O escalonamento é feito a partir de uma ordem de prioridade, a começar pelos cidadãos que declararam o IRPF e têm, no mínimo, 80 anos de idade. Por isso, o ato de enviar mais cedo a declaração não assegura necessariamente o depósito da restituição logo no primeiro lote.

Mas como funciona a consulta para saber quando você irá receber? A Receita Federal destina uma página para este fim, mas os dados são atualizados um pouco antes do pagamento de cada lote, como ocorreu nos anos anteriores. Não é possível consultar todos de uma só vez.

Leia também

Na verdade, o sistema apenas confirmará que você foi contemplado no lote que estiver prestes a ser depositado. É necessário, portanto, realizar a consulta a cada nova rodada, caso você ainda não tenha recebido o valor em algum dos lotes anteriores da restituição.

continua depois da publicidade

Vale salientar que a declaração do Imposto de Renda teve prazo aberto em 17/3 e se estenderá até às 23h59 do dia 30/5. Os contribuintes podem usar o documento pré-preenchido para facilitar o procedimento e, ao mesmo tempo, serem incluídos na ordem de prioridade.

O que é a restituição do Imposto de Renda?

Em poucas palavras, a restituição do Imposto de Renda é quando a Receita Federal devolve uma parte do dinheiro que foi pago a mais no tributo durante o ano. Isso pode acontecer por diversos motivos. Um exemplo são os descontos automáticos no seu salário-base.

A restituição também pode ser resultado de contribuições indevidas ou deduções legais que o contribuinte tem direito e que não foram consideradas na hora da cobrança. Quem tem gastos com saúde, educação, plano de previdência, etc., pode abater esses valores na declaração.

continua depois da publicidade

Quando essas deduções são somadas e o sistema verifica que, no total, você pagou imposto além do necessário, a Receita Federal calcula esse valor excedente e programa a devolução. Esse valor é ressarcido na conta bancária informada na sua declaração (ou por meio de chave Pix).

O pagamento, por sua vez, ocorre em cinco lotes principais ao longo do ano, conforme a ordem de envio da declaração e algumas prioridades que devem ser levadas em conta.

Ordem de prioridade

Nem sempre enviar a declaração mais cedo significa receber o valor a ser restituído nos primeiros lotes. Afinal, existe uma ordem de prioridade que é levada em conta pela Receita Federal. Em 2025, ficou dessa maneira:

  1. Cidadão com idade igual ou superior a 80 anos;
  2. Idade igual ou superior a 60 anos, além de pessoas com deficiência (PcDs) e portadores de moléstia grave;
  3. Cidadãos em que a maior fonte seja o magistério;
  4. Cidadãos que usaram a declaração pré-preenchida e, ao mesmo tempo, escolheram receber a restituição na modalidade de Pix;
  5. Cidadãos que usaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber na modalidade Pix;
  6. Demais contribuintes que possuírem direito à restituição do Imposto de Renda em 2025.

Quando será aberta a consulta do 1º lote?

1º lote da restituição do IR será pago nesta semana; veja quem recebe, restituição do ir, 1º lote de restituição do ir

A restituição do tributo é feita pela Receita Federal. Existem cinco lotes principais e uma ordem de prioridade. Foto: Reprodução/Agência Brasil

continua depois da publicidade

O primeiro lote da restituição do IRPF será pago no dia 30/5. Por sua vez, a consulta atualizada ficará disponível na semana anterior à transferência do pagamento. Quando chegar a hora, bastará acessar, pelo computador ou celular, a página feita para esta finalidade.

Será necessário inserir os dígitos do seu CPF, a data de nascimento e conferir se o “ano de exercício” está marcado com “2025”. Em seguida, os contribuintes devem clicar no botão “sou humano” e “consultar”. Uma nova página será aberta com as informações.

Caso você seja contemplado no primeiro lote, aparecerá essa mesma informação em sua tela, além dos dados de sua conta onde ocorrerá o depósito. Se não for dessa vez, o sistema apresentará a mensagem “em fila de restituição”, como geralmente acontece.

continua depois da publicidade

Calendário oficial da restituição em 2025

  • Primeiro lote: 30/5;
  • Segundo lote: 30/6;
  • Terceiro lote: 31/7;
  • Quarto lote: 29/8;
  • Quinto lote: 30/9.
Leia também

Concursos em sua
cidade