O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou dois novos avisos sobre a previsão do tempo no país, que devem impactar pelo menos 3.436 municípios espalhados por todas as regiões brasileiras. Ambos os alertas valem a partir da manhã desta quinta-feira, 24/4.
Em caso de rajadas de vento, o ideal é não se abrigar debaixo de árvores, já que existe o leve risco de queda e descargas elétricas. Os motoristas também não devem estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda, conforme orientação do instituto.
Por sua vez, é necessário evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. “Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)”, recomenda o INMET.
Onde haverá tempestade?
O aviso de tempestade, classificado como “perigo”, abrange áreas de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná. Nesse caso, o volume de água pode ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com a possibilidade de ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo.
Há, também, o risco considerável de corte de energia, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. Áreas como Norte Pioneiro Paranaense, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Metropolitana de Curitiba e Leste de Mato Grosso do Sul podem ser afetadas.
Ademais, a previsão também contempla Campinas, Bauru, Piracicaba, Itapetininga, Sul/Sudoeste de Minas, Centro Ocidental Paranaense, Ribeirão Preto, Araçatuba, Noroeste Paranaense, Macro Metropolitana Paulista, Marília, Norte Central Paranaense, dentre outras.
O comunicado se estenderá até às 10h de sexta-feira, 25/4.
Chuvas intensas em grande parte do país
Outro alerta, voltado para chuvas intensas classificadas como “perigo potencial”, contempla quase todos os estados brasileiros, exceto Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco. A previsão ficará em vigor até às 10h de sexta-feira, 25/4.
O volume de chuva tende a ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h). Há o baixo risco de corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Centro Goiano, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Leste Goiano, Central Mineira, Nordeste Paraense, Sul Cearense, Norte Pioneiro Paranaense, Oeste Catarinense, Sudeste Paraense, Zona da Mata e Ocidental do Tocantins são algumas das áreas potencialmente afetadas.
De acordo com a previsão, Baixo Amazonas, Campo das Vertentes, Oriental do Tocantins, Norte Mato-grossense, Leste Rondoniense, Sudoeste Paraense, Centro Ocidental Paranaense, Ribeirão Preto, Araçatuba e Norte de Roraima também devem passar pelo temporal.
A lista completa está disponível no site do INMET.