O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu dois novos alertas sobre a previsão do tempo no país, que valem a partir da manhã desta terça-feira, 22/4. Ao todo, 1.772 municípios brasileiros devem passar por chuvas intensas, mas com níveis diferentes de severidade.
No Centro-Norte Baiano, Nordeste Baiano, Centro-Sul Baiano, Metropolitana de Salvador e Sul Baiano, está previsto um acumulado de chuva até às 23h59 de quarta-feira, 23/4. O volume de água pode ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com risco de alagamentos.
Também é possível que ocorram deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios em cidades com tais áreas de risco. Nesse caso, é importante evitar o mau tempo e observar mudanças nas encostas. Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
“Em caso de situação de inundação ou similar, proteja seus pertences da água envolvidos em sacos plásticos. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)”, complementa o aviso anunciado pelo INMET, que foi classificado como “perigo”.
Previsão de chuvas intensas

No país, alguns estados estão sob alerta de chuvas intensas. Foto: Reprodução / Pixabay
Classificado como “perigo potencial”, o aviso de chuvas intensas valerá até às 10h de quarta-feira, 23/4. Existe a possibilidade de rajadas de vento, com velocidade entre 40 km/h e 60 km/h. O volume de água pode ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, em média.
No entanto, é baixo o risco de corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. É importante não se abrigar debaixo de árvores, já que existe uma ligeira chance de queda de galhos e descargas elétricas. O INMET também desaconselha outras práticas.
Como, por exemplo, usar aparelhos eletrônicos ligados diretamente à tomada. Inclusive, motoristas também não devem estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda. O aviso foi emitido pelo instituto e contempla inúmeras áreas pelo país.
Quais áreas podem ser impactadas?
Este aviso valerá para diversos estados do país, como Amazonas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Piauí, Maranhão e assim por diante. A lista completa de áreas potencialmente afetadas está disponível no site do instituto. Confira algumas delas:
- Nordeste Paraense;
- Sul Cearense;
- Sudeste Paraense;
- Ocidental do Tocantins;
- Oeste Maranhense;
- Norte Cearense;
- Noroeste Cearense;
- Central Potiguar;
- Sertões Cearenses;
- Centro-Sul Mato-grossense;
- Vale do Acre;
- Oeste Potiguar;
- Leste Maranhense;
- Marajó;
- Centro-Norte Piauiense;
- Nordeste Mato-grossense;
- Sertão Paraibano;
- Sudeste Piauiense;
- Nordeste Baiano;
- Norte Maranhense;
- Centro-Norte de Mato Grosso do Sul;
- Baixo Amazonas;
- Oriental do Tocantins;
- Norte Mato-grossense;
- Leste Rondoniense;
- Sudoeste Paraense;
- Norte de Roraima;
- Dentre outras.