Vem aí fortes chuvas em mais de 1,5 mil cidades, avisa INMET

INMET divulgou um alerta de chuvas intensas, que vale a partir desta terça-feira, 15/4. A previsão se estenderá até quarta, 16/4. Confira as informações.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou um novo aviso de chuvas intensas para inúmeros municípios do país, que estão distribuídos em todas as regiões brasileiras. A previsão é de rajadas de vento e volume considerável de água a partir desta terça-feira, 15/4.

continua depois da publicidade

Durante o temporal, é desaconselhável se abrigar debaixo de árvores pelo leve risco de queda de galhos e descargas elétricas. Os motoristas também não devem estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda para evitar eventuais acidentes.

Além disso, aparelhos eletrônicos não podem ser usados se estiverem diretamente ligados à tomada, ainda mais em caso de rajadas de vento. Mais informações podem ser esclarecidas pela Defesa Civil (telefone 199) e por meio do Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Leia também

O novo alerta, classificado como “perigo potencial”, se estenderá até às 10h de quarta-feira, 16/4. Ao todo, 1.557 municípios podem, em certa medida, ser afetados pelo temporal, conforme informações disponibilizadas pelo INMET.

continua depois da publicidade

Chuvas fortes com alerta de perigo potencial

De acordo com o aviso emitido pelo instituto, as fortes chuvas podem ter volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h). Entretanto, o risco de corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas é baixo.

Isso porque o alerta foi classificado como “perigo potencial”. Ainda segundo o comunicado, os seguintes estados devem ser impactados pelo temporal: Amazonas, Rondônia, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Minas Gerais, São Paulo e Bahia.

Parte do Paraná, Espírito Santo, Maranhão e Piauí também pode ser afetada, além do Distrito Federal. As áreas com mais probabilidade de sofrerem fortes chuvas foram elencadas pelo INMET.

continua depois da publicidade

Áreas que podem sofrer o temporal

O mesmo aviso também trouxe detalhes sobre as áreas que podem ser impactadas por chuvas intensas. Centro Goiano, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Leste Goiano, Central Mineira, Ocidental do Tocantins, Centro-Sul Mato-grossense e Sul Goiano entram na lista.

Por sua vez, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Vale do Rio Doce, Nordeste Mato-grossense, Leste de Mato Grosso do Sul, Vale do Mucuri, Norte de Minas, Bauru, Centro Norte de Mato Grosso do Sul e Oriental do Tocantins também foram elencadas na previsão.

Sul Baiano, Jequitinhonha, Sul/Sudoeste de Minas, Norte Mato-grossense, Leste Rondoniense, Sudoeste Paraense, Ribeirão Preto, Araçatuba, Sudeste Mato-grossense, Norte Goiano, Noroeste Paranaense e Sul Maranhense receberam o mesmo aviso de temporal.

Outras áreas, como Centro Amazonense, Marília, Norte Central Paranaense, Sudoeste Amazonense, Araraquara, Centro Sul Baiano, Norte Pioneiro Paranaense, Sudoeste de Mato Grosso do Sul, Extremo Oeste Baiano e Sul Amazonense também devem enfrentar as fortes chuvas.

continua depois da publicidade

A lista completa está disponível no site do INMET.

Leia também

Concursos em sua
cidade