Mais episódios de chuvas intensas estão previstos em boa parte do país, conforme destaca o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Pelo menos 1.681 municípios de todas as regiões brasileiras devem ser afetados pelo temporal a partir da manhã desta sexta-feira, 11/4.
Foram divulgados, inclusive, três alertas diferentes sobre acumulados de chuva. Todos os comunicados foram classificados como “perigo potencial”. Em outras palavras, existe uma leve possibilidade de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com tais áreas de risco.
O primeiro alerta se estenderá até às 22h desta sexta, 11/4, nas seguintes localidades: Norte Catarinense, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Metropolitana de Curitiba. É importante evitar o mau tempo, observar alterações nas encostas e não usar aparelhos ligados à tomada.
Já o segundo e o terceiro comunicados valerão até às 10h de sábado, 12/4. Áreas como Sul Baiano, Vale do Mucuri, Jequitinhonha, Central Espírito-santense, Litoral Norte Espírito-santense, Norte Fluminense, Sul Espírito-santense e Centro Fluminense podem ser afetadas.
Chuvas intensas com alerta de perigo potencial

No país, alguns estados estão sob alerta de chuvas intensas. Foto: Reprodução / Pixabay
Em alerta específico, o INMET informou sobre a possibilidade de chuvas intensas em diversas partes do país. O aviso foi classificado como perigo potencial e valerá até às 10h de sábado, 12/4. O volume de água pode ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia.
Existe a possibilidade de ventos intensos, com velocidade entre 40 km/h e 60 km/h. Em contrapartida, há o baixo risco de corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Confira algumas das áreas que podem ser impactadas pelo temporal:
- Nordeste Paraense;
- Sul Cearense;
- Centro Sul Baiano;
- Vale São-Franciscano da Bahia;
- Sudeste Paraense;
- Ocidental do Tocantins;
- Oeste Maranhense;
- Nordeste Baiano;
- Sudeste Piauiense;
- Centro-Sul Mato-grossense;
- Vale do Acre;
- Leste Maranhense;
- São Francisco Pernambucano;
- Marajó;
- Centro-Norte Piauiense;
- Nordeste Mato-grossense;
- Sertão Alagoano;
- Centro Norte Baiano;
- Norte de Minas;
- Sertões Cearenses;
- Baixo Amazonas;
- Oriental do Tocantins;
- Entre outras.
Aviso de chuvas mais severas
O instituto também informou sobre a incidência de chuvas classificadas como perigo, quando o volume de água tende a ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de possibilidade de ventos intensos (60-100 km/h). O risco de corte de energia e alagamento é iminente.
Norte Maranhense, Leste Maranhense e Oeste Maranhense são as áreas que podem ser afetadas. O aviso se estenderá até às 10h de sábado, 12/4. É importante evitar o uso de aparelhos ligados à tomada. Os cidadãos também não devem se abrigar debaixo de árvores.
Afinal, há o risco considerável de queda de galhos e até mesmo descargas elétricas. Os motoristas não devem estacionar veículos perto de placas de propaganda e torres de transmissão. “Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia”, complementa o INMET.