O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou sete novos alertas, que cobrem a maior parte do território nacional. A previsão do tempo indica chuvas intensas em 4.574 municípios entre quarta e quinta-feira (9 e 10/04).
Além disso, 152 cidades dos estados da Bahia, Santa Catarina e Rio Grande do Sul podem sofrer com acumulado de chuva. O grau de perigo e os riscos variam conforme a região.
Em caso de rajadas de vento, a instrução é não se abrigar debaixo de árvores ou estacionar próximo a torres de transmissão e placas de propaganda. O INMET também indica que os cidadãos não enfrentem o mau tempo.
Para mais informações sobre como agir, entre em contato com a Defesa Civil (telefone 199) ou com o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Chuvas Intensas: alertas de Perigo

No país, alguns estados estão sob alerta de chuvas intensas. Foto: Reprodução / Pixabay
Dois avisos de cor laranja indicam grau de “Perigo” para chuvas intensas que podem acontecer na região Norte do país, parte da região Centro-Oeste e numa pequena parcela da região Nordeste.
O volume de chuva calculado pode variar de 30 a 60 mm/h ou de 50 a 100 mm/dia, com ventos fortes que podem atingir velocidade entre 60 e 100 km/h. Os alertas chamam a atenção para riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. As áreas afetadas são:
Aviso 1 – Nordeste Paraense, Marajó, Leste Maranhense, Norte Maranhense, Baixo Amazonas, Norte do Amapá, Oeste Maranhense, Metropolitana de Belém, Norte Piauiense, Noroeste Cearense, Centro-Norte Piauiense, Sul do Amapá, Sudeste Paraense.
Aviso 2 – Centro-Sul Mato-grossense, Vale do Acre, Leste de Mato Grosso do Sul, Centro-Norte de Mato Grosso do Sul, Norte Mato-grossense, Leste Rondoniense, Sudoeste Paraense, Sudeste Mato-grossense, Centro Amazonense, Sudoeste Amazonense, Sul Amazonense, Pantanais Sul Mato-grossense, Sudoeste Mato-grossense, Norte Amazonense, Madeira-Guaporé, Vale do Juruá.
Alertas de perigo potencial
A previsão do tempo traz outros dois alertas amarelos (Aviso 3 e Aviso 4), com grau de “Perigo Potencial” de chuvas intensas, entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Os ventos também são categorizados como intensos, em velocidades de 40 a 60 km/h.
Nesses casos, os riscos de corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas são baixos. Confira as regiões afetadas:
- Centro, Sul, Norte, Noroeste e Leste Goiano;
- Centro-Sul, Nordeste, Norte, Sudeste e Sudoeste Mato-grossense;
- Leste, Centro-Norte e Pantanais de Mato Grosso do Sul;
- Nordeste e Sudeste Paraense, região Metropolitana de Belém e Marajó;
- Norte, Noroeste e Sertões Cearenses, região Metropolitana de Fortaleza e Jaguaribe;
- Leste, Oeste e Norte Maranhense;
- Oeste, Sul/Sudoeste, Noroeste de Minas, Central Mineira e Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba e Campo das Vertentes;
- Norte Pioneiro e Centro Oriental Paranaense e região metropolitana de Curitiba;
- Ocidental e Oriental do Tocantins;
- Norte Catarinense;
- Norte e Centro-Norte Piauiense;
- Norte e Sul do Amapá;
- Centro, Sudoeste, Sul, Norte e Baixo Amazonas;
- Centro e Sul Fluminense e região Metropolitana do Rio de Janeiro;
- Leste Rondoniense e Madeira-Guaporé;
- Norte e Sul de Roraima;
- Oeste, Central, Leste e Agreste Potiguar;
- Zona da Mata.
No estado de São Paulo, as chuvas devem atingir as áreas: Macro Metropolitana Paulista, Campinas, Bauru, Piracicaba, Itapetininga, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Araçatuba, Marília, Araraquara, Vale do Paraíba Paulista, Metropolitana de São Paulo, Assis e Litoral Sul Paulista.
Avisos de acumulado de chuvas
Entre os alertas divulgados, há três que falam sobre o acumulado de chuvas, dos quais dois deles são de cor amarela, indicando “Perigo Potencial”.
As áreas afetadas são o Sul Baiano (aviso 5) e Grande Florianópolis, Norte Catarinense e Vale do Itajaí (aviso 6). Nesses casos, a chuva deve ficar entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia.
Já o aviso 7, na cor laranja, informa grau de “Perigo” nas áreas de Grande Florianópolis, Sul Catarinense, Sudeste Rio-grandense, Metropolitana de Porto Alegre, Serrana e Nordeste Rio-grandense. As chuvas podem vir mais intensas, entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia.
Os cidadãos precisam ficar atentos aos riscos de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamento de rios.