O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou novos avisos de chuvas intensas em boa parte do país, que valem a partir desta segunda-feira, 7/4. Pelo menos 1.727 municípios devem enfrentar temporais com níveis diferentes de severidade: “potencial perigo” ou “perigo”.
Inclusive, um acumulado de chuva poderá marcar presença em parte da região Sul até às 10h de terça, 8/4. O volume de água pode ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. Há o risco iminente de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.
Áreas como Sudoeste Rio-grandense, Centro Ocidental Rio-grandense, Noroeste Rio-grandense, Metropolitana de Porto Alegre, Sudeste Rio-grandense, Nordeste Rio-grandense, Centro Oriental Rio-grandense e Sul Catarinense devem ser afetadas pelo acumulado de chuva.
Se for o caso, é necessário evitar enfrentar o mau tempo e observar possíveis alterações nas encostas. O instituto também recomenda que os aparelhos elétricos sejam desligados e, dependendo da intensidade das chuvas, desligar até mesmo o quadro geral de energia.
Chuvas intensas com alerta de “perigo”
Dois avisos foram emitidos com a previsão de chuvas intensas, mas com grau de severidade classificado como “perigo”. Nesse caso, o volume de água tende a ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com a incidência de ventos intensos (60-100 km/h).
Há o risco considerável de corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Ambos os alertas valem até às 10h de terça, 8/4. O primeiro deles é voltado para o Sul Baiano, Vale do Mucuri, Litoral Norte Espírito-santense, Centro Sul Baiano e Jequitinhonha.
Já o segundo comunicado abrange áreas como Nordeste Paraense, Sudeste Paraense, Noroeste Cearense, Marajó, Leste Maranhense, Norte Maranhense, Baixo Amazonas, Sudoeste Paraense, Oeste Maranhense, Norte do Amapá, Norte Cearense e assim por diante.
“Perigo potencial” em inúmeros municípios

No país, alguns estados estão sob alerta de chuvas intensas. Foto: Reprodução / Pixabay
Mais dois avisos foram divulgados pelo instituto, que destacam a possível incidência de chuvas intensas com grau de severidade classificado como “perigo potencial”. Não há, portanto, risco tão considerável de corte de energia e alagamentos, por exemplo.
O volume da água pode ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com a possibilidade de ventos intensos (40-60 km/h). Ambos os comunicados também valem até às 10h de terça, 8/4. O primeiro abrange parte de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia.
Mais precisamente, as seguintes áreas: Noroeste Espírito-santense, Vale do Mucuri, Jequitinhonha, Sul Baiano, Centro Sul Baiano, Litoral Norte Espírito-santense e Vale do Rio Doce. Já o segundo e último aviso é mais abrangente e contempla inúmeros perímetros do país.
Confira alguns deles:
- Sul Cearense;
- Sudeste Paraense;
- Ocidental do Tocantins;
- Oeste Maranhense;
- Norte Cearense;
- Sertões Cearenses;
- Centro-Sul Mato-grossense;
- Oeste Potiguar;
- Central Potiguar;
- Leste Maranhense;
- Centro-Norte Piauiense;
- Nordeste Mato-grossense;
- Sertão Paraibano;
- Centro Norte de Mato Grosso do Sul;
- Baixo Amazonas;
- Norte Mato-grossense;
- Sudoeste Paraense;
- Norte de Roraima;
- Sudeste Mato-grossense;
- Leste Rondoniense;
- Jaguaribe;
- Centro Amazonense;
- Dentre outras áreas.