De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), 2.315 municípios brasileiros devem passar por chuvas intensas ou tempestades. A previsão do tempo vale a partir desta sexta-feira, 28/3. Existem níveis diferentes de severidade, dependendo do alerta.
Em parte do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, continua-se enfrentando um acumulado de chuva, que se estenderá até às 23h. Com gravidade classificada como “perigo”, o volume de água pode ficar entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia.
Há possibilidade considerável de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios em cidades com tais perímetros de risco. Áreas como Serrana, Oeste Catarinense, Noroeste Rio-grandense e Centro Ocidental Rio-grandense devem ser afetadas pelo temporal.
Nesse caso, o instituto recomenda que os cidadãos evitem enfrentar o mau tempo e observem alterações nas encostas. Se for possível, é aconselhável desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Dúvidas podem ser sanadas junto à Defesa Civil pelo telefone 199.
Previsão de tempestade em cinco estados
Um dos avisos emitidos pelo INMET informa sobre o perigo potencial de tempestades em áreas de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. As chuvas podem ter volume entre 20 e 30 mm/h, com ventos de 40 km/h a 60 km/h, em média.
Também há o risco de queda de granizo, mas não há grandes chances de corte de energia, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos. A previsão ficará em vigor até às 10h de sábado, 29/3.
Norte Pioneiro Paranaense, Serrana, Oeste Catarinense, Metropolitana de Curitiba, Vale do Itajaí, Noroeste Rio-grandense, Grande Florianópolis, Presidente Prudente, Centro Ocidental Paranaense e Metropolitana de Porto Alegre são algumas das áreas impactadas.
Chuvas intensas em grande parte do país
Centenas de cidades podem passar por chuvas intensas até às 10h de sábado, 29/3. É o que consta no comunicado emitido pelo instituto, que possui nível de severidade classificado como “perigo potencial”. Inúmeras áreas podem ser afetadas pelo temporal. Confira algumas delas:
- Centro Goiano;
- Leste Goiano;
- Nordeste Paraense;
- Sudeste Paraense;
- Ocidental do Tocantins;
- Oeste Maranhense;
- Centro-Sul Mato-grossense;
- Vale do Acre;
- Nordeste Mato-grossense;
- Norte Maranhense;
- Centro Norte de Mato Grosso do Sul;
- Oriental do Tocantins;
- Norte Mato-grossense;
- Leste Rondoniense;
- Sudoeste Paraense;
- Sudeste Mato-grossense;
- Norte Goiano;
- Sul Maranhense;
- Centro Amazonense;
- Sudoeste Amazonense;
- Marajó;
- Metropolitana de Belém;
- Dentre outras.
Alerta laranja de chuvas mais severas
Por fim, o último alerta de chuvas intensas, com grau de severidade classificado como “perigo”, vale para parte do Amazonas, Pará e Amapá até às 10h de sábado, 29/3. O volume de água pode ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos (60-100 km/h).
Existe o risco considerável de corte de energia e alagamentos. Áreas afetadas, conforme a previsão: Marajó, Baixo Amazonas, Sudoeste Paraense, Norte do Amapá, Centro Amazonense e Sul do Amapá.