Novos episódios de chuvas intensas e tempestades estão previstos em boa parte do país, conforme alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Ao todo, pelo menos 3.120 municípios devem passar por temporais a partir desta quinta-feira, 27/3.
Inclusive, haverá acumulado de chuva em parte do Rio Grande do Sul. O fenômeno deve se estender até às 22h de sexta, 28. Nesse caso, o volume de água deve ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Existe o risco de alagamentos e deslizamentos de encostas.
O instituto também alerta sobre a possibilidade de transbordamentos de rios em cidades com tais áreas de risco. Será necessário evitar o mau tempo e observar alterações nas encostas. Os especialistas recomendam que aparelhos elétricos e o quadro de energia fiquem desligados.
“Em caso de situação de inundação ou similar, proteja seus pertences da água envolvidos em sacos plásticos”, informa o INMET. Essa previsão vale para algumas áreas do RS, como Centro Ocidental Rio-grandense, Noroeste Rio-grandense, Metropolitana de Porto Alegre, entre outras.
Tempestade no Sul e Centro-Oeste
O instituto também alertou sobre a possibilidade de tempestades em todos os estados sulistas, além do Mato Grosso do Sul. A previsão, classificada como “perigo potencial”, terá vigência até às 10h de sexta, 28. Existe o risco de queda de granizo e ventos considerados intensos.
Em contrapartida, o risco de corte de energia, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos é baixo. Áreas como Serrana, Oeste Catarinense, Sudoeste Rio-grandense, Noroeste Rio-grandense e Centro Ocidental Rio-grandense devem ser afetadas.
Chuvas intensas com alerta amarelo

No país, alguns estados estão sob alerta de chuvas intensas. Foto: Reprodução / Pixabay
Também classificadas como “perigo potencial”, as chuvas intensas devem acontecer em outras localidades do país. Vários alertas foram emitidos pelo INMET, contemplando quase todas as regiões brasileiras. Não há chance considerável de corte de energia elétrica.
O volume da chuva deve ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h). Conforme o primeiro aviso, as áreas de Marajó, Norte do Amapá e Sul do Amapá devem ser impactadas pelo temporal até às 10h de sexta, 28.
Já o segundo aviso também ficará vigente pelo mesmo período, mas nas seguintes áreas: Metropolitana de Recife, Norte Cearense, Noroeste Cearense, Oeste Potiguar, Central Potiguar, Mata Pernambucana, Mata Paraibana, Leste Alagoano, Metropolitana de Fortaleza, etc.
O terceiro comunicado é mais abrangente e contempla o Centro Goiano, Leste Goiano, Sul Cearense, Sudeste Paraense, Ocidental do Tocantins, Oeste Maranhense, Sertões Cearenses, Centro-Sul Mato-grossense, Vale do Acre, Baixo Amazonas, DF e assim por diante.
Essa previsão também valerá até às 10h de sexta, 28. Por fim, o quarto alerta prevê temporal com o mesmo nível de severidade em parte de Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso. Nesse caso, a previsão terá vigência até às 23h59 desta quinta, 27.