As chuvas intensas e até mesmo tempestades continuam em boa parte do país, conforme previsão do tempo emitida pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A partir desta quarta-feira, 26/3, pelo menos 2.556 municípios podem enfrentar novos episódios de temporais.
Em todos os casos, o nível de severidade foi classificado como “perigo potencial”, ou seja, alerta amarelo. Dessa maneira, o volume de água tende a ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos com velocidade de 40 km/h a 60 km/h.
O risco de corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas é considerado baixo. No entanto, todo cuidado é pouco: em caso de rajadas de vento, os cidadãos não podem se abrigar debaixo de árvores, já que existe a possibilidade de queda de galhos.
Por sua vez, os motoristas não devem estacionar seus veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda. Mais informações podem ser esclarecidas junto à Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros por meio de ligações para o número 193.
Tempestades com risco de queda de granizo
Parte de Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná deve enfrentar tempestades com nível de severidade definido como “perigo potencial”. Não há risco iminente de corte de energia elétrica, mas existe a possibilidade de queda de granizo.
Áreas como Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Central Mineira, Norte Pioneiro Paranaense, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Leste de Mato Grosso do Sul, Campinas, Sul Goiano, Oeste de Minas e Piracicaba devem ser afetadas entre 13h e 23h59 desta quarta, 26/3.
Chuvas intensas em grande parte do país

No país, alguns estados estão sob alerta de chuvas intensas. Foto: Reprodução / Pixabay
Diversas localidades espalhadas pelo país devem passar por chuvas intensas, mas também sem o risco considerável de corte de energia elétrica. O primeiro comunicado, segundo dados divulgados pelo INMET, é bastante abrangente e valerá até às 10h de quinta-feira, 27/3.
Todas as regiões brasileiras, exceto a do Sul, devem ser afetadas de certa maneira. Confira algumas das áreas em que ocorrerá o temporal:
- Centro Goiano;
- Leste Goiano;
- Nordeste Paraense;
- Sudeste Paraense;
- Ocidental do Tocantins;
- Oeste Maranhense;
- Centro-Sul Mato-grossense;
- Vale do Acre;
- Sul Goiano;
- Vale do Rio Doce;
- Central Espírito-santense;
- Marajó;
- Nordeste Mato-grossense;
- Noroeste Espírito-santense;
- Vale do Mucuri;
- Norte de Minas;
- Sudeste Piauiense;
- Norte Maranhense;
- Centro Norte de Mato Grosso do Sul;
- Sul Baiano;
- Baixo Amazonas;
- Oriental do Tocantins;
- Jequitinhonha;
- Norte Mato-grossense;
- Leste Rondoniense;
- Sudoeste Paraense;
- Sudeste Mato-grossense;
- Norte Goiano;
- Sul Maranhense;
- Centro Amazonense;
- Dentre outras.
Outra previsão valerá até às 23h59 de quinta, 27/3, e contempla as seguintes áreas: Noroeste Cearense, Mata Paraibana, Oeste Potiguar, Norte Cearense, Metropolitana de Fortaleza, Jaguaribe, Leste Potiguar, Central Potiguar, Norte Piauiense e Agreste Potiguar.