Vem aí tempestades e fortes chuvas em mais de 2,3 mil cidades

A previsão é de chuva forte em boa parte do país a partir desta terça-feira, 25/3, conforme mostram os dados atualizados do INMET. 2.347 municípios podem ser afetados.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou novos avisos sobre a previsão do tempo, que valem a partir desta terça-feira, 25/3. De acordo com as informações anunciadas, pelo menos 2.347 municípios devem lidar com chuvas intensas ou até mesmo tempestades.

continua depois da publicidade

É o caso de diversas áreas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Esse alerta em específico, que vale até às 23h59, foi classificado como “perigo potencial”. As tempestades devem ter volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h).

Também há o risco de queda de granizo, mas, em contrapartida, há poucas chances de corte de energia, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos. Áreas como Serrana, Oeste Catarinense, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis devem ser afetadas.

Leia também

Outro comunicado também traz previsão de tempestades com queda de granizo, mas para parte de Mato Grosso do Sul, São Paulo e outras localidades do Paraná. Do mesmo modo, o alerta foi classificado como “perigo potencial”, só que se estenderá até às 10h de quarta-feira, 26/3.

continua depois da publicidade

Norte Pioneiro Paranaense, Presidente Prudente, Leste de Mato Grosso do Sul, Araçatuba, Noroeste Paranaense, Marília, Norte Central Paranaense, Sudoeste de Mato Grosso do Sul, Pantanais Sul-Mato-grossense e São José do Rio Preto são algumas das áreas impactadas.

Onde haverá chuvas intensas?

Chuvas e tempestades hoje

No país, alguns estados estão sob alerta de chuvas intensas. Foto: Reprodução / Pixabay

Além dos avisos sobre tempestades em parte do Centro-Oeste e Sul, o INMET também divulgou alertas de chuvas intensas em outras localidades do país, que valem até às 10h de quarta-feira, 26/3. É o caso, por exemplo, de áreas localizadas no Amazonas e no Acre.

Mais precisamente, Vale do Acre, Centro Amazonense, Sudoeste Amazonense, Sul Amazonense, Vale do Juruá, Norte Amazonense e Madeira-Guaporé. O nível de severidade foi classificado como perigo potencial e não há grandes chances de corte de energia e alagamentos.

continua depois da publicidade

Já outro aviso é mais abrangente e foi dado para todas as regiões brasileiras, exceto os estados do Sul. Também definido como “perigo potencial”, a previsão se estende por inúmeras áreas espalhadas pelo país. Confira algumas delas:

  • Centro Goiano;
  • Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba;
  • Leste Goiano;
  • Central Mineira;
  • Sudeste Paraense;
  • Zona da Mata;
  • Ocidental do Tocantins;
  • Oeste Maranhense;
  • Centro-Sul Mato-grossense;
  • Vale do Acre;
  • Sul Goiano;
  • Vale do Rio Doce;
  • Central Espírito-santense;
  • Marajó;
  • Nordeste Mato-grossense;
  • Centro Norte de Mato Grosso do Sul;
  • Sul Espírito-santense;
  • Baixo Amazonas;
  • Campo das Vertentes;
  • Oriental do Tocantins;
  • Norte Mato-grossense;
  • Sudoeste Paraense;
  • Dentre outras.

Alerta laranja

Novos episódios de fortes chuvas também constam na previsão do INMET, com grau de severidade classificado como “perigo”. O alerta vale para parte de Rondônia, Mato Grosso, Pará e outras localidades do Amazonas. Esse temporal deve se estender até às 10h de quarta, 26/3.

continua depois da publicidade

As chuvas devem ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos (60-100 km/h). Há o risco iminente de corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Norte Mato-grossense, Leste Rondoniense, Centro Amazonense, Sul Amazonense, Madeira-Guaporé e Sudoeste Paraense são as áreas potencialmente afetadas.

Leia também

Concursos em sua
cidade