O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou novos avisos sobre a previsão do tempo, que valem a partir desta terça-feira, 25/3. De acordo com as informações anunciadas, pelo menos 2.347 municípios devem lidar com chuvas intensas ou até mesmo tempestades.
É o caso de diversas áreas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Esse alerta em específico, que vale até às 23h59, foi classificado como “perigo potencial”. As tempestades devem ter volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h).
Também há o risco de queda de granizo, mas, em contrapartida, há poucas chances de corte de energia, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos. Áreas como Serrana, Oeste Catarinense, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis devem ser afetadas.
Outro comunicado também traz previsão de tempestades com queda de granizo, mas para parte de Mato Grosso do Sul, São Paulo e outras localidades do Paraná. Do mesmo modo, o alerta foi classificado como “perigo potencial”, só que se estenderá até às 10h de quarta-feira, 26/3.
Norte Pioneiro Paranaense, Presidente Prudente, Leste de Mato Grosso do Sul, Araçatuba, Noroeste Paranaense, Marília, Norte Central Paranaense, Sudoeste de Mato Grosso do Sul, Pantanais Sul-Mato-grossense e São José do Rio Preto são algumas das áreas impactadas.
Onde haverá chuvas intensas?

No país, alguns estados estão sob alerta de chuvas intensas. Foto: Reprodução / Pixabay
Além dos avisos sobre tempestades em parte do Centro-Oeste e Sul, o INMET também divulgou alertas de chuvas intensas em outras localidades do país, que valem até às 10h de quarta-feira, 26/3. É o caso, por exemplo, de áreas localizadas no Amazonas e no Acre.
Mais precisamente, Vale do Acre, Centro Amazonense, Sudoeste Amazonense, Sul Amazonense, Vale do Juruá, Norte Amazonense e Madeira-Guaporé. O nível de severidade foi classificado como perigo potencial e não há grandes chances de corte de energia e alagamentos.
Já outro aviso é mais abrangente e foi dado para todas as regiões brasileiras, exceto os estados do Sul. Também definido como “perigo potencial”, a previsão se estende por inúmeras áreas espalhadas pelo país. Confira algumas delas:
- Centro Goiano;
- Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba;
- Leste Goiano;
- Central Mineira;
- Sudeste Paraense;
- Zona da Mata;
- Ocidental do Tocantins;
- Oeste Maranhense;
- Centro-Sul Mato-grossense;
- Vale do Acre;
- Sul Goiano;
- Vale do Rio Doce;
- Central Espírito-santense;
- Marajó;
- Nordeste Mato-grossense;
- Centro Norte de Mato Grosso do Sul;
- Sul Espírito-santense;
- Baixo Amazonas;
- Campo das Vertentes;
- Oriental do Tocantins;
- Norte Mato-grossense;
- Sudoeste Paraense;
- Dentre outras.
Alerta laranja
Novos episódios de fortes chuvas também constam na previsão do INMET, com grau de severidade classificado como “perigo”. O alerta vale para parte de Rondônia, Mato Grosso, Pará e outras localidades do Amazonas. Esse temporal deve se estender até às 10h de quarta, 26/3.
As chuvas devem ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos (60-100 km/h). Há o risco iminente de corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Norte Mato-grossense, Leste Rondoniense, Centro Amazonense, Sul Amazonense, Madeira-Guaporé e Sudoeste Paraense são as áreas potencialmente afetadas.