Dois novos avisos do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) trazem atualização sobre a previsão do tempo para o início da semana. A partir desta segunda-feira (24/03), chuvas intensas e tempestades podem atingir grande parte do país.
De acordo com os dados emitidos, 2.433 municípios devem passar por fortes temporais, com indicação de perigo potencial principalmente nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sul. Parte do Nordeste e do Sudeste também podem ser afetados.
O volume de chuvas deve ficar entre 20 e 30mm/h podendo chegar a até 50mm/dia. Os ventos intensos devem alcançar velocidade de 40 a 60 km/h, com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos.
De qualquer modo, as instruções do Instituto são para não se abrigar debaixo de árvores em caso de rajadas de vento, visto que há risco de descargas elétricas. Também não é indicado estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Durante os temporais, evite usar aparelhos eletrônicos que estejam ligados à tomada. Para obter mais informações junto à Defesa Civil, pelo número 199, ou ligando para o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Alerta de perigo potencial
Ambos os avisos do INMET são de bandeira amarela, indicando “perigo potencial”. O primeiro alerta, que ficará válido até 10h do dia 25 de março, contempla Distrito Federal e os estados de Goiás, Tocantins e Rondônia por completo, bem como:
- Estado do Mato Grosso, com exceção da porção sul;
- Centro Norte e Lesta de Mato Grosso do Sul;
- Sul e Centro do Espírito Santo;
- Centro, Leste, Oeste e Sul Maranhense;
- Sudoeste Piauiense;
- Extremo Oeste Baiano;
- Vale São-Franciscano da Bahia;
- Estado do Rio de Janeiro, com exceção da porção sudeste;
- Norte e Sul do Amapá;
- Sul de Roraima;
- Estado do Amazonas, com exceção da porção noroeste;
- Vale do Rio Doce;
- Vale do Paraíba Paulista;
- Sudeste, Sudoeste e Nordeste do Pará e Ilha do Marajó;
- Macro Metropolitana Paulista;
- Centro, Oeste, Sul, Sudoeste e Noroeste de Minas Gerais;
- Zona da Mata;
- Vale do Acre;
- Campo das Vertentes;
- Madeira-Guaporé;
- Vale do Juruá.
Já o segundo aviso do INMET é sobre tempestades, nas regiões Serrana; oeste e sul Catarinense; regiões noroeste, nordeste, centro ocidental e sudoeste Rio-grandense, incluindo metropolitana de Porto Alegre; centro ocidental, noroeste, sudoeste, oeste e centro-sul Paranaense; Sudoeste, Centro Norte e Pantanais do Mato Grosso do Sul.
A validade do alerta continuará até as 9h da terça-feira (25/03), indicando também possibilidade de queda de granizo ao longo desse período, mas com baixo risco de estrado em plantações.