Em nova previsão do tempo, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) informou sobre o risco de tempestades em grande parte do Sul, além de chuvas intensas nas demais regiões brasileiras. Ao todo, pelo menos 2.652 municípios do país devem enfrentar os temporais.
Os avisos valem a partir desta quinta-feira, 27/2. Alguns deles foram classificados como “perigo potencial”, enquanto outros se enquadraram no nível de “perigo”. Em caso de rajadas de vento, o instituto recomenda que os cidadãos não usem aparelhos ligados à tomada.
Veículos também não devem ser estacionados perto de torres de transmissão e placas de propaganda. Se os ventos persistirem, recomenda-se que o quadro de energia seja desligado. Mais informações podem ser obtidas pela Defesa Civil (telefone 199) e Bombeiros (telefone 193).
Tempestades em grande parte da região Sul

No país, alguns estados estão sob alerta de chuvas intensa. Foto: Reprodução / Pixabay
Várias cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul devem enfrentar tempestades com níveis diferentes de gravidade. O primeiro aviso valerá até às 2h de sexta, 28/2, contemplando áreas como Serrana, Oeste Catarinense, Vale do Itajaí, Noroeste Rio-Grandense, etc.
Nesse caso, a severidade foi classificada como “perigo”, ou seja, volume de água entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo. Há risco de corte de energia, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
O segundo também ficará vigente até às 2h de sexta, 28/2, mas tem grau de severidade classificado como “perigo potencial”. O risco de corte de energia é baixo, por exemplo, mas existe a possibilidade de queda de granizo. A chuva ficará entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia.
Áreas afetadas: Oeste Catarinense, Grande Florianópolis, Metropolitana de Curitiba, Sudoeste Paranaense, Sudeste Paranaense, Norte Catarinense, Sul Catarinense, Vale do Itajaí, Oeste Paranaense, Centro-Sul Paranaense e Centro Oriental Paranaense.
Também definida como “perigo potencial”, a previsão é de tempestade no Sudoeste Rio-Grandense, Centro Ocidental Rio-Grandense, Metropolitana de Porto Alegre, Sudeste Rio-Grandense e Centro Oriental Rio-Grandense. O aviso vale até 23h30 de sexta, 28/2.
Previsão de chuvas intensas nas demais regiões
Grande parte do país poderá enfrentar chuvas intensas com grau de severidade classificado como “perigo potencial”. O risco de corte de energia é baixo e o volume de água poderá ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Não há previsão de queda de granizo.
O aviso valerá até às 10h de sexta, 28/2. Confira algumas das áreas que poderão ser impactadas:
- Centro Goiano;
- Leste Goiano;
- Nordeste Paraense;
- Sul Cearense;
- Sudeste Paraense;
- Ocidental do Tocantins;
- Oeste Maranhense;
- Norte Cearense;
- Noroeste Cearense;
- Sertões Cearenses;
- Centro-Sul Mato-Grossense;
- Vale do Acre;
- Sul Goiano;
- Oeste Potiguar;
- Central Potiguar;
- Leste Maranhense;
- Marajó;
- Centro-Norte Piauiense;
- Nordeste Mato-Grossense;
- Leste de Mato Grosso do Sul;
- Sertão Paraibano;
- Sudeste Piauiense;
- Entre outras.
Mais um comunicado também foi emitido sobre chuvas intensas, mas classificadas como “perigo”. Essa previsão também se estenderá até às 10h de sexta, 28/2.
Nesse caso, as áreas do Sudeste Paraense, Ocidental do Tocantins, Oeste Maranhense, Nordeste Mato-Grossense, Sudoeste Paraense, Oriental do Tocantins, Nordeste Paraense, Sul Maranhense, Norte Mato-Grossense, Noroeste Goiano e Centro Maranhense podem ser afetadas.