De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), chuvas intensas devem marcar presença em boa parte do país a partir desta terça-feira, 25/2. A previsão de novo temporal abrange pelo menos 2.849 municípios, que estão espalhados por todas as regiões brasileiras.
O nível de severidade varia entre “perigo potencial” e “perigo”, a depender da localidade. O volume de água, por sua vez, poderá ficar entre 20 e 60 mm/h, com ventos intensos de até 100 km/h. O risco de corte de energia e alagamento pode ser baixo ou até mesmo considerável.
Além do mais, o instituto também informou que 361 cidades do Rio Grande do Sul continuam passando por uma onda de calor, que teve início às 11h da última segunda-feira, 24/2. A temperatura possivelmente ficará 5ºC acima da média até às 16h desta quarta-feira, 26/2.
As seguintes áreas estão sendo afetadas pela onda de calor: Centro Ocidental Rio-grandense, Noroeste Rio-grandense, Sudoeste Rio-grandense, Metropolitana de Porto Alegre, Sudeste Rio-grandense, Nordeste Rio-grandense, Centro Oriental Rio-grandense e Oeste Catarinense.
Chuvas intensas em todas as regiões do país

No país, alguns estados estão sob alerta de chuvas intensa. Foto: Reprodução / Pixabay
De acordo com o instituto, estão previstas chuvas intensas em diversas cidades brasileiras. O nível de severidade foi classificado como “perigo potencial”, ou seja, existe o risco de corte de energia, descargas elétricas, alagamentos e queda de galhos de árvores, mas é baixo.
O volume da água pode ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Já ventos intensos tendem a ter velocidade entre 40 km/h e 60 km/h. A previsão valerá até às 10h desta quarta-feira, 26/2. Confira algumas áreas que podem ser impactadas pelo temporal:
- Baixo Amazonas;
- Campo das Vertentes;
- Oriental do Tocantins;
- Norte Mato-grossense;
- Leste Rondoniense;
- Sudoeste Paraense;
- Centro Ocidental Paranaense;
- Ribeirão Preto;
- Araçatuba;
- Sudeste Mato-grossense;
- Norte Goiano;
- Noroeste Paranaense;
- Sul Maranhense;
- Macro Metropolitana Paulista;
- Centro Amazonense;
- Marília;
- Metropolitana de Belo Horizonte;
- Sudoeste Piauiense;
- Norte Central Paranaense;
- Sudoeste de Mato Grosso do Sul;
- Sudoeste Amazonense;
- Araraquara;
- Oeste Paranaense;
- Metropolitana de Belém;
- Entre outras, conforme aviso do INMET.
Temporal classificado como “perigo”
Em contrapartida, outras localidades podem passar por fortes chuvas, mas classificadas como “perigo”. Ou seja, existe o risco considerável de corte de energia, alagamentos, queda de galhos de árvores e descargas elétricas. Ventos intensos de 60 km/h a 100 km/h.
Por sua vez, o volume da água pode ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. A previsão valerá até às 7h desta quarta-feira, 26/2.
Áreas como Centro Goiano, Leste Goiano, Ocidental do Tocantins, Centro-Sul Mato-grossense, Sul Goiano, Nordeste Mato-grossense, Norte Mato-grossense, Sudoeste Paraense, Sudeste Mato-grossense, Norte Goiano, Leste Rondoniense e Sul Amazonense devem ser impactadas.