Início desta semana será marcado por fortes chuvas em grande parte do país, de acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Ao todo, pelo menos 1.738 municípios devem enfrentar temporais classificados como “perigo potencial” ou “perigo”.
Em caso de rajadas de vento, o instituto aconselha que os cidadãos não se abriguem debaixo de árvores, já que existe o risco de queda de galhos e até mesmo descargas elétricas. Motoristas também não devem estacionar perto de torres de transmissão nem de placas de propaganda.
Se for possível, vale a pena desligar aparelhos elétricos e até mesmo o quadro geral de energia. Mais informações podem ser obtidas por meio da Defesa Civil, que funciona pelo telefone 199, e do Corpo de Bombeiros, com ligações disponíveis pelo número 193.
Chuvas classificadas como “perigo”
Com previsão se estendendo até às 10h de terça-feira, 25/2, as chuvas intensas podem afetar diversas localidades do país. O volume de água pode ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos (60-100 km/h).
Existe o risco considerável de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. De acordo com o primeiro aviso, as áreas do Sudoeste Amazonense, Vale do Juruá, Sul Amazonense e Vale do Acre podem ser afetadas.
Já o segundo comunicado vale para Baixo Amazonas, Centro Amazonense, Sudoeste Paraense, Sul Amazonense e Norte Amazonense, enquanto o terceiro é direcionado para Marajó, Baixo Amazonas, Norte do Amapá, Nordeste Paraense e Sul do Amapá.
Por fim, o quarto contempla mais perímetros, como Centro Goiano, Leste Goiano, Ocidental do Tocantins, Centro-Sul Mato-grossense, Sul Goiano, Nordeste Mato-grossense, Leste Rondoniense, Sudeste Mato-grossense, Norte Goiano, Oriental do Tocantins e assim por diante.
“Perigo potencial” em outras localidades
O instituto também emitiu alerta de chuvas intensas em outras localidades, mas classificadas como “perigo”. Ou seja, o risco de corte de energia e alagamento existe, mas é considerado baixo. O volume da água pode ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia.
Já os ventos intensos tendem a ter velocidade entre 40 km/h e 60 km/h. O primeiro aviso, que valerá até às 3h desta terça-feira, 25/2, contempla Sul Espírito-santense, Central Espírito-santense, Litoral Norte Espírito-santense, Baixadas, Centro Fluminense e mais áreas.
Em contrapartida, o segundo comunicado se estenderá até às 10h de terça, 25/2, e vale para o Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Confira algumas das áreas que podem ser afetadas:
- Norte do Amapá;
- Sudoeste Amazonense;
- Norte Cearense;
- Metropolitana de Belém;
- Pantanais Sul Mato-grossense;
- Sul Amazonense;
- Metropolitana de Fortaleza;
- Jaguaribe;
- Noroeste Goiano;
- Centro Maranhense;
- Sudoeste Mato-grossense;
- Norte Amazonense;
- Norte Piauiense;
- Madeira-Guaporé;
- Sul de Roraima;
- Vale do Juruá;
- Sul do Amapá;
- Entre outras.