Mais um episódio de chuvas intensas deve marcar presença em boa parte do país, começando neste domingo, 23/2, e se estendendo até às 10h de segunda-feira, 24/2. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), 2.494 municípios devem enfrentar novos temporais.
Os avisos variam entre amarelo (perigo potencial) e alaranjado (perigo), com volume de água entre 20 e 60 mm/h, além de ventos intensos de até 100 km/h. Há o risco de corte de energia elétrica em algumas localidades, bem como alagamentos e descargas elétricas.
Além disso, o instituto informou sobre a incidência de uma nova onda de calor em 175 cidades do Rio Grande do Sul. O aviso teve início no sábado e deve perdurar até às 18h de quarta-feira, 26/2. As temperaturas devem ficar 5ºC acima da média, com eventual risco à saúde.
Áreas afetadas pela onda de calor, segundo o comunicado do INMET: Sudoeste Rio-grandense, Centro Ocidental Rio-grandense, Noroeste Rio-grandense, Sudeste Rio-grandense, Centro Oriental Rio-grandense e Metropolitana de Porto Alegre.
Alerta alaranjado de chuvas intensas

No país, alguns estados estão sob alerta de chuvas intensa. Foto: Reprodução / Pixabay
O instituto informou que vários municípios devem passar por fortes chuvas classificadas como “perigo”. Isso quer dizer que o volume de água pode ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com a incidência de ventos intensos (60-100 km/h).
Há o risco considerável de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O primeiro comunicado abrange áreas como Vale do Acre, Leste Rondoniense, Centro Amazonense, Sudoeste Amazonense, Sul Amazonense, entre outras.
Já o segundo aviso abrange o Nordeste Paraense, Marajó, Baixo Amazonas, Sudoeste Paraense, Norte do Amapá, Metropolitana de Belém e Sul do Amapá. O terceiro vale para Macro Metropolitana Paulista, Sul Fluminense, Vale do Paraíba Paulista, Metropolitana de São Paulo, etc.
Alerta amarelo vale para todas as regiões
Inúmeras cidades localizadas em todas as regiões brasileiras devem enfrentar chuvas intensas, mas classificadas como “perigo potencial”. O volume de água deve ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h).
O risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas é considerado baixo. O primeiro aviso vale para o Norte Cearense, Noroeste Cearense, Oeste Potiguar, Central Potiguar, Metropolitana de Fortaleza, Jaguaribe e assim por diante.
Já o segundo comunicado é mais abrangente e se estende para várias áreas, como:
- Leste Rondoniense;
- Sudoeste Paraense;
- Ribeirão Preto;
- Araçatuba;
- Sudeste Mato-grossense;
- Nordeste Mato-grossense;
- Noroeste Paranaense;
- Sul Maranhense;
- Macro Metropolitana Paulista;
- Centro Amazonense;
- Marília;
- Sudoeste Piauiense;
- Norte Central Paranaense;
- Sudoeste de Mato Grosso do Sul;
- Norte do Amapá;
- Sudoeste Amazonense;
- Araraquara;
- Metropolitana de Belém;
- Pantanais Sul Mato-grossense;
- Sul de Roraima;
- Vale do Juruá;
- Sul do Amapá;
- Oeste Paranaense;
- Extremo Oeste Baiano;
- Sudeste Paranaense;
- Metropolitana do Rio de Janeiro;
- Entre outras.